O rover lunar chinês Yutu voltou a funcionar após problemas técnicos, que os chineses ainda tentam descobrir a causa.
O veículo, batizado de Yutu, em homenagem ao animal de estimação da deusa da lua chinesa, voltou a receber os sinais terrestres.
Yutu foi construído para analisar a superfície lunar e estudar sua estrutura geológica, além de procurar por recursos naturais. A missão deveria durar pelo menos três meses.
Os problemas surgiram após o rover entrar, pela segunda vez, em estado de dormência, no dia 25 de janeiro, para protegê-lo da noite lunar, extremamente fria. Os especialistas pensaram que o rover havia sucumbido ao frio.
A duração da noite lunar equivale a 14 dias na Terra, onde a temperatura cai para -180° Celsius. Como o veículo funciona a energia solar, ele entra em estado de dormência durante este período, ficando sem comunicação com a Terra.
Yutu aterrissou na Lua no dia 15 de dezembro, algumas horas depois do seu lançamento no dia 14.
A China é terceiro país no mundo a fazer uma aterrissar com sucesso na Lua, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.
Fonte (em inglês): Xinhua
Após problemas, rover lunar chinês volta a funcionar
18 de fevereiro de 2014
Postagens Relacionadas
CERN produz o primeiro feixe de anti-hidrogênio
Pela primeira vez, o experimento ASACUSA (sigla em inglês para Espectroscópio Atômico e Colisões Usando Antiprótons Lentos) no…
8 de fevereiro de 2014
4 motivos para melhorar seus soft skills na engenharia!
Para ser um engenheiro de sucesso, você terá que confiar em mais do que apenas suas habilidades técnicas…
11 de novembro de 2021
Engenharia Metalúrgica: o mercado de trabalho de um jeito que ninguém nunca te contou
Engenharia Metalúrgica: Complementa a Engenharia de Minas. É um ramo da Engenharia de Materiais. Dá suporte a Engenharia…
10 de abril de 2021
Escada minimalista
O estúdio de arquitetura francês Ecole criou uma escada minimalista em uma das recentes casas que desenvolveram. Via Hypeness
10 de setembro de 2012