Categorias

Dicas para alavancar a carreira em 2020

Crescer dentro de uma empresa requer uma série de pequenos detalhes. Entre eles estão questões comportamentais, relacionamento com colegas e clientes, ótimo desempenho e excelentes resultados. O desafio, na verdade, é identificar quando se está superando as expectativas da sua liderança. Sabendo que muitos de vocês buscam oportunidades para alavancar a carreira no ano que está entrando, trouxemos algumas dicas de um especialista em recursos humanos.

Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia
Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia

Alexandre Slivnik, especialista em recursos humanos, diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e especialista em excelência em atendimento pela Universidade de Harvard, traz algumas dicas super interessantes para você alavancar a sua carreira em 2020. Na concepção dele, para ter mais chance de alcançar uma ótima posição no seu trabalho é essencial ter um bom conhecimento das metas da empresa em que atua.

Além do relacionamento com a equipe e os gestores, é preciso ajudar a empresa a progredir de todas as maneiras, seja auxiliando os colegas em processos mais complicados, sugerindo mudanças que podem ser positivas e realmente ter ações que se conectem com o objetivo da empresa , aconselha.

Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia
Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia

No entanto, além da boa vontade e alta produtividade, é essencial buscar a opinião dos chefes para que eles possam apontar qualidades e defeitos que possam ser desenvolvidos e, dessa forma, criar ainda mais oportunidades de subir de cargo ou até mesmo ganhar um aumento.

Slivnik reforça que em uma empresa, o colaborador é parte de uma equipe e em vista disso, não há como ganhar sem que o time todo ganhe.

E isso serve para todas as profissões e cargos. As pessoas necessitam conduzir suas energias e esforços para o sucesso coletivo. Para isso, é necessário solicitar o feedback dos líderes e até para outros colegas, que podem dizer como o trabalho desempenhado vem ajudando para o dia a dia da realização das tarefas e metas. Nós evoluímos quando ouvimos as pessoas que estão ao nosso redor, por essa razão é importantíssimo solicitar opiniões e buscar conversar com as pessoas e não apenas esperar que elas cheguem até você, aponta Alexandre.

O especialista explica que não existe uma hora certa para fazer isso e pode ser de maneira simples, durante um café ou após uma reunião.

O ideal é ter um papo esclarecedora sobre os pontos que podem ser melhorados e também os aspectos em que o colaborador está indo bem, indica o especialista.

Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia
Dicas para Alavancar a Carreira do Blog da Engenharia

E uma das principais atividades do líder, de acordo com Alexandre, é justamente identificar as forças dos funcionários para que eles possam desenvolvê-las ainda mais para realizar trabalhos excepcionais. Já para o colaborador, é necessário saber ouvir e aplicar as dicas para conseguir boas chances de crescimento dentro em um ambiente corporativo. Ter autonomia é um grande diferencial: desempenhar as tarefas de antemão, sem que seja solicitado é algo notável.

As principais dicas de Slivnik são estar constantemente acessível para aprender e encontrar formas de se distinguir.

Saber quais são os objetivos da empresa em que atua, as ações que levam a esses propósitos de forma mais rápida, e ajudar as pessoas que estão ao redor para que elas também alcancem estes objetivos irão colaborar para estimular a carreira dentro da empresa e conquistar a tão sonhada promoção, finaliza.

Postagens Relacionadas