Categorias

Colégio de Inspetores de Santo André

O Colégio de Inspetores se constitui num evento de extrema importância o qual conta com o apoio e incentivo do Presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, Eng. Telec. Vinicius Marchese Marinelli.

O Colégio de Inspetores é o Fórum Permanente, que tem como funções o aprimoramento dos inspetores, discussão e proposição de ações, elaboração de estratégias para melhoria das relações institucionais na sociedade, entre outros.

Os inspetores são os profissionais voluntários designados pelo Conselho para, junto a suas comunidades, melhorar a eficiência da ação fiscal em defesa do exercício profissional e da sociedade.

Na etapa de Santo André o encontro teve como objetivo avançar com as discussões relativas às cidades inteligentes, para que profissionais da área tecnológica possam aplicar em seus municípios.

O evento teve como foco o tema “Planejamento e Tecnologia – A chave para cidades mais inteligentes” e aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro de 2021.

Mais de 200 profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências da região de Santo André participaram deste encontro que contou com a presença de autoridades, como o prefeito de Santo André, Paulo Serra, e o presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Botaro. Além do presidente do Confea, Eng. Joel Krüger.

Capacitação

O Crea-SP reforçou o tema para capacitar profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências em todo estado de São Paulo ao longo de 2021.

A proposta é oferecer oficinas sobre cidades inteligentes e, ao final, produzir um diagnóstico de todo o Estado, que resultará em um relatório para nortear as ações do Conselho com parlamentares, associações e outras entidades.  

Tanto a palestra quanto as oficinas, foram ministradas pela Doutora em Engenharia e Planejamento Urbanos, Eng. Iara Negreiros, da Spin (Soluções Públicas Inteligentes) – primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento. 

Diferentemente do que se pode pensar, uma cidade inteligente não é aquela com mais sistemas eletrônicos ou tecnologias implantadas, e sim uma cidade cujo planejamento leva em consideração melhorias e benefícios para todos os cidadãos, tendo a tecnologia como um meio para alcançar esses objetivos.

A relevância do tema se justifica pelo fato de que das 100 cidades mais inteligentes do País, 37 estão localizadas no estado de São Paulo.

Além disso, conforme previsão da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, a expectativa é de que 70% da população mundial esteja concentrada em áreas urbanas.

Dos mais de 213 milhões de habitantes do Brasil, 21,9% vivem em 17 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Também, dos 5.570 municípios brasileiros, 49 têm mais de 500 mil habitantes e 3.770 contam com menos de 20 mil. 

Postagens Relacionadas