Categorias
five yellow hard hats on gray surface

TOP 7 Acontecimentos que marcaram a Engenharia em 2021!

Com a chegada do final de mais um ano, e estamos falando do ano de 2021. Um dos anos que para muitos de foi o de maior desafio, devido aos acontecimentos de saúde pública junto ao coronavírus, onde o mundo inteiro foi afetado. Vamos de retrospectiva, dos fatos que mais marcaram a Engenharia com toda essa particularidade?!

Dessa maneira, em 2021, foram várias as novidades, acontecimentos e fatos dentro da Engenharia que apresentamos aqui no blog. Então, não podíamos ficar de fora dessa e deixar nossos leitores sem o giro por tudo que aconteceu nesse ano.

1- Mercado de trabalho na Engenharia em 2021, instabilidade?

Vamos começar por um dos assuntos mais procurados pelos engenheiros(as) e um dos temas mais marcantes do ano de 2021, devido a relação de instabilidade da época. Logo, a Engenharia, é  considera uma das profissões mais valorizadas no Brasil e em constante crescimento, mesmo em tempos de crise.

Em síntese , depois de uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half, segundo esse mesmo Guia, os maiores cargos que se destacaram foram: comprador, engenheiro de aplicação, diretor de operações, gerente de supply chain e gerente de projetos.

Fonte : Site Freepik

Sabendo dessas informações e que os engenheiros estão entre os profissionais mais procurados no mercado de trabalho. O crescimento de todas as engenharias tiveram momentos de variações enquanto assuntos referentes ao mercado de trabalho. 

Diante disso, o setor passou por um período de baixa nos últimos anos, e o começou 2021 com expectativa de crescer 4% no ano. Com os desafios decorrentes da pandemia, a previsão foi reduzida para 2,5%, em março. Voltando ao crescimento esperado dos 4%, ao longo do mesmo ano.

Ressaltando que, esse impacto afetou mais algumas categorias de engenharia e alavancou outras como as que estão diretamente ligadas ao setor de Tecnologias e Informação (TI). Devido a crise, as empresa investiram em uma realidade em sistemas de automação para continuarem concorrentes no mercado. Dessa forma, aumentando ainda mais as contratações nesse segmento.

2- O piso salarial de engenharia é revogado!

Inesperadamente, tivemos a notícia que a a Câmara dos Deputados, anulou o piso salarial de 5 categorias profissionais, entre elas o da Engenharia que estava determidado desde 1966.

 Sendo assim, foi revogada a Lei nº 4.950-A, que garante o piso salarial das cinco classes. Como explicação para revogação desse piso, seria a maior facilidade na abertura das empresas no Brasil.

Fonte : Site Freepik

Em contra partida, especialista na área junto com outros parlamentares discutem o assunto e são contra essa medida. Alegando que: “A revogação vai na contramão do direito à remuneração digna para atender às necessidades vitais básicas do trabalhador, o que viola frontalmente o princípio da dignidade da pessoa humana”.

Dessa forma,  os conselhos federais das categorias se mobilizam para reverter a medida no Senado, podendo atuar  nas possibilidades judiciais. Clicando aqui (https://blogdaengenharia.com/secoes/youtube-blog-da-engenharia/engenheiros-como-analistas-recebendo-menos-que-o-piso-blog-da-engenharia-de-frente-com-o-crea/), você poderá saber mais caso e como o Conselho de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP), está vendo essee outros  casos que envolvem o salário e contratações da classe.  

3 – Demanda mundial por Engenheiros de todos os setores cresce no exterior

Considerados os melhores países para os engenheiros trabalharem estão na lista: Estados Unidos, Japão, Canadá, Nova Zelândia… O Brasil, apesar de ser considerado um país com muitos profissionais que precisam ter maiores qualificações estão na mira desses países que precisam da mão de obra qualificada.

Fonte : Site Freepik

Querem saber mais, clica aqui (https://blogdaengenharia.com/carreira/mercado-de-trabalho-cresce-a-demanda-por-engenheiros-como-freelancer/). Nessa matéria, poderá entender por completo como participar das vagas e ser concorrente nesse mercado global.

4  – Oportunidades na Crise

Foram muitos os impactos negativos dentro das expectativas geradas para 2021. Contudo, existiram profissionais que fizeram do limão uma limonada. E não poderíamos deixar de citar exemplos de casa, com o nosso criador e  colunista do Blog da Engenharia e recém pai da Isis. Que resolver investir na A “Covid Solutions Community”, mesmo sendo Engenheiro Civil e sem conhecer muito o mercado, apostou no inicio do ano, na indústria de matéria prima para fabricação de álcool em gel.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CIdsncvFNGd/


Além disso, essa também é mais uma matéria exclusiva do blog, e você poder clicar aqui (https://blogdaengenharia.com/carreira/mercado-de-trabalho/engenheiro-consultor/inovacao-em-tempos-de-crise-um-novo-olhar-para-engenharia-parte-2/) para acompanhar tudo o que rolou nesse período.

5 – Temos até o inicio de uma farmácia espacial

Sim, caro leitor! Você leu certo, farmácia no espaço. A conhecida farmacêutica Cimed, com fábrica em Pouso Alegre, Sul de Minas, é a primeira do setor na América Latina a ingressar na ciência espacial. E mais uma vez, a Engenharia acrescentando em toda cadeia nos mais diferentes níveis.

Fonte: Terra do Mandu/blogdaengenharia

Sendo assim, é um projeto de longo prazo do grupo projeto Cimed X, que é a terceira maior farmacêutica do Brasil. Sendo seu objetivo executar  pesquisas e desenvolver novos produtos e moléculas até mesmo no espaço.

Em vista disso, o projeto começou há cinco meses. Em 2 de dezembro, o presidente do grupo esteve na Nasa, em Cabo Canaveral, para lançamento oficial. Poderá ter mais informações dessa particulidade fantástica da Engenharia clicando aqui (https://blogdaengenharia.com/engenharia/cimed-investe-r-300-milhoes-para-desenvolver-estudos-de-remedios-no-espaco/)

6- Por dentro da transformação Engenharia: Inovação e Tecnologias

Não é de hoje que sabemos que a tecnologia, anda lado a lado com as engenharias. E esse ano tivemos  investimentos significativos na tecnológica como já citados aqui. Esse blog, é super antenado quando assunto também são esses investimentos que agregam o lado pessoal e profissional da categoria.

Dessa forma, temos uma cobertura sobre o “Summit CREA-SP 2021 debate tecnologia e inovação das engenharias”, ocorreu no dia   08/12 (quarta-feira), de forma gratuita, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo), com transmissão pelo canal do Youtube do CREA-SP.

 Fonte : Site PEXELS

Porém, não deixaríamos nossos leitores com gostinho desse acontecimento. A matéria esta toda aqui (https://blogdaengenharia.com/engenharia/summit-2021-tecnologia-e-inovacao-a-profissionais-e-estudantes-de-engenharias/), com os vídeos de tudo que ocorreu nesse debate.

7  – Novo Site e marca Blog da Engenharia

E não paramos por aqui, com as novidades de 2021.  Tivemos alterações da nosso logo, aqui no BDE, e fizemos uma repaginada geral no Layout da página. Tudo isso para deixar ainda mais atrativo e a cara dos nossos leitores que são super atualizados e mostrar  que estamos sempre com objetivos de fazer algo juntos.

Agradeço a todos vocês que interagem com todos os editores. Somos uma família que adoramos compartilhar e trocar conhecimentos, na esperança de deixar sempre a Engenharia seja qual segmento for, atualizada e em busca de fazer o bem.

 Fonte : Site PEXELS

E aí, ansioso para 2022! Espero que vocês realizem todos os seus sonhos e continuem acompanhando tudo por aqui.

Até mais!

Postagens Relacionadas