Categorias

Por que os carros elétricos ainda não são populares no Brasil?

Direito de Imagens reservados: Power Shift.

Direito de Imagens reservados: Power Shift, clique aqui e confira mais sobre.

Por que os carros elétricos ainda não são populares no Brasil? Mais que uma questão econômica, os carros elétricos no Brasil ainda não emplacaram por conta de diversos motivos, inclusive políticos. Assim, neste artigo você vai entender melhor a questão dos carros elétricos por aqui.

Já Existem carros circulando pelo brasil

Sim, já existem! “Apesar dos apesares” os carros elétricos já estão disponíveis para compra no Brasil. Entretanto, marcas como Renault, Volkswagen, BMW oferecem veículos com preços a partir de 130 mil Reais, sendo pouco acessíveis por conta do preço. Além disso, a tecnologia ainda é pouco comum no país, e pode ser difícil encontrar postos compatíveis com esse tipo de recarga.

Vez ou outra somos bombardeados de notícias sobre lançamentos de veículos elétricos no mercado mundial. Assim, empresas como a Tesla investe muito nisso, sendo que a primeira ainda é especializada em carros que utilizam somente a energia limpa para a locomoção.

Vários desafios são contabilizados para comercialização mais popular dos elétricos por aqui, principalmente sobre trâmites e impostos referentes a importação e escassez de pontos de abastecimento.

E-Golf snedo recarregado
Volkswagen E-Golf próximo ao posto de abastecimento elétrico
compensa investir num carro elétrico por aqui?

Por que os carros elétricos ainda não são populares no Brasil?

Vamos parar para pensar um pouco. Suponhamos que uma pessoa decidiu adquirir um elétrico aqui no Brasil e paga por impostos previstos para importação.

Esta pessoa está ciente do risco de comprar um veículo que ainda há muito poucos pontos de assistências técnicas autorizadas no Brasil (pelo menos por enquanto).

Entretanto,  em um mundo ideal o carro não apresentará nenhuma avaria mecânica/elétrica, porém vai chegar uma hora que esta veículo precisará de uma recarga.

Pergunta: Seria fácil encontrar uma tomada para recarregá-lo aí na sua região? Muito provavelmente que a resposta é não. Entretanto, se encontrar, o tempo de uma recarga completa é de 4 a 6 horas contínuas. Percebe a complexidade do processo até aqui? veja que não é apenas uma questão de “grana” e política; chega ser até mesmo cultural!

Claro que em países que já estão com esta tecnologia mais implementada que é o caso da Suécia, há postos de troca de baterias instantâneas, o que garante que a pessoa possa substituir imediatamente suas baterias e seguir sua viagem – infelizmente algo que parece um pouco distante aqui no Brasil.

Carros elétricos estacionados carregando suas baterias
política interna sobre os veículos elétricos

Infelizmente, por aqui ainda não há uma sinalização de política pública que estimule este mercado. Com a quase completa ausência de estímulos e incentivos à população a produção e comercialização dos veículos elétricos no país acaba que sendo inviável.

O governo tem alguns desafios para enfrentar frotas de veículos elétricos no país por conta do mínimo de infraestrutura também. Contudo, os altos custos, a relativa baixa autonomia, ou até mesmo o medo de não encontrar postos para carregar inviabilizam a tecnologia.

Outro ponto, não menos importante seria a questão ambiental para analisar os descartes ou reciclagem das baterias para todos veículos adquiridos pela população. Lembrando que atualmente somos 212 milhões de brasileiros.

prós e contras sobre ter um carro elétrico

Primeiro, vamos às vantagens de ter um carro elétrico:

  • Custo: o custo de carregar um carro elétrico fica mais viável do que gasolina ou etanol por exemplo.
  • Eficiência: Acaba sendo maus tranquilo quando reduz a poluição sonora, tornando o carro elétrico uma escolha eficiente neste aspecto
  • Manutenção: os carros elétricos têm menos peças móveis, ou seja, manutenção mais fácil. Mesmo carros elétricos híbridos (gasolina e eletricidade) geralmente tem menos manutenção mais baixos, porque usam a bateria em conjunto.
  • Meio ambiente: Não é possível reduzir a zero as emissões de poluentes, porém é possível manter o ar mais limpo e saudável com o elétrico.
  • Segurança: São mais seguros por conta da tecnologia embarcada, diminuindo muito riscos de acidentes e incêndios.

Desvantagens de ter um carro elétrico:

  • Autonomia: Em comparação com veículos à gasolina, diesel ou etanol, isso ainda está bem abaixo da média. Um veículo de médio porte, considerado com uma boa autonomia ainda está na faixa de 200 km para percorrer (claro que depende muito da maneira que o motorista conduz).
  • Custo: Como já escrito anteriormente, os custos de produção, importação e manutenção são bastante elevados para realidade do país ainda.
  • Tempo para recarregar: Tempo de recarga é de aproximadamente 6 horas, ou seja, um tempão pra esperar!
  • Recarga: Não será uma tarefa fácil encontrar um ponto de recarga para o motorista conseguir seguir uma viagem de mais de 200 km.
  • Tamanho: Os carros de passeio de até 4 lugares ainda são novidades no mundo, isso quer dizer que se você é amante de um SUV ou carro de grande porte, ainda não é a realidade.

Mas e aí, o que você pensa sobre ter veículos elétricos aqui no Brasil? Será que o Brasileiro não está preparado para esta tecnologia?

Direito de Imagens reservados: Power Shift, clique aqui e confira mais sobre.

Postagens Relacionadas
blue and yellow striped country flag
consulte Mais informação

Dassault Systèmes, Egis e B4 unem forças em projeto para reconstrução de áreas urbanas na Ucrânia

Um consórcio liderado pela Egis, incluindo Dassault Systèmes e B4, foi selecionado pelo governo ucraniano para ajudar na reconstrução de áreas urbanas do país. O projeto conta com o apoio financeiro do Tesouro francês e tem como objetivo principal realizar uma análise colaborativa de custos e um exercício de planejamento na região de Chernihiv.