Categorias

Para começar o ano de 2022

Início do ano é o momento para, utilizando um termo talhado na minha juventude, “rebobinar a fita”, começar de novo, examinar os erros e os acertos, agradecer a DEUS pelas oportunidades e avançar…

Neste sentido, este artigo se proporá a “pensar fora da caixa” em relação aos anteriores e ponderar sobre alguns tópicos que considero valiosos quando o assunto é a atuação profissional.

Fonte: PixaBay, 2022

Dedicação ao trabalho

Para começar, falemos de nossa dedicação ao trabalho.

É óbvio que, se você chegou a este texto, preocupa-se com sua atuação profissional mas, além de seu desejo em se “destacar” e ser “reconhecido”, já pensou nestas duas situações como consequências de algo maior?

São Josemaria Escrivá, por quem tenho uma profunda admiração e devoção, enuncia que

“A santificação do trabalho profissional é uma semente viva, capaz de dar fruto de santidade numa imensa multidão de almas.”

São Josemaria Escrivá

Neste sentido, ao trabalharmos com afinco e buscando a máxima eficiência, além de termos como consequência o reconhecimento, também nos aproximamos de DEUS na medida que contribuímos com a sociedade prestando o nosso serviço.

Postura

Também se faz importante avaliarmos nossas posturas frente as reuniões de negócios onde buscamos captar novos clientes. Como começar a se preparar para este momento tão importante para a sobrevivência de seu negócio?

Minha primeira sugestão é analisar cuidadosamente o perfil do cliente ou da empresa demandante. Importante conhecer o histórico e os objetivos desse potencial cliente visando uma maior assertividade no momento da reunião.

Alguns cuidados acessórios, mas não menos importantes, também julgo fundamentais para este momento de encontro com um potencial cliente e começar um ótimo relacionamento comercial.

Seja pontual com a agenda pois isso também denota seriedade profissional.

Cordialidade

Mantenha uma postura de cordialidade a qual se constitui num indicativo de maturidade.

Neste ponto há uma linha bastante tênue com relação a extrapolar para a intimidade a qual pode transmitir uma certa imaturidade…

Cuidado pois é péssimo começar desta maneira.

Aparelho celular desligado ou no modo silencioso é extremamente importante para que não haja solução de continuidade no raciocínio de ambas as partes.

Neste tópico, um destaque especial àqueles que, assim como eu, usam um smartwatch o qual desperta uma atração quase que irresistível quando anuncia a chegada de uma mensagem. 

Olhadinha

Sendo assim, aquela “olhadinha” básica para o relógio pode passar a ideia de uma preocupação com o tempo de duração da reunião e contribuir negativamente para a imagem que o cliente fará a seu respeito.

Em se tratando de uma reunião com um representante estrangeiro e levando-se em conta que as regras de etiqueta variam de país para país, é de bom alvitre conhecer os hábitos culturais do país do representante.

Apresentação Pessoal

No quesito Apresentação Pessoal, o padrão internacionalmente aceito se caracteriza pelo clássico e sóbrio.

O objetivo não é chamar a atenção para você mas sim para o seu negócio.

Em tempos de QRCODE ainda existem aqueles que utilizam o bom e velho Cartão de Visitas convencional e, mesmo para estes, vejo algumas dicas interessantes.

Após as saudações iniciais cabe ao executivo mais graduado oferecer o seu cartão e pedir o outro.

Neste momento, procure entregar o cartão diretamente para a pessoa com o nome posicionado de maneira que possibilite sua leitura imediata.

Atenção aos detalhes

Da mesma forma, ao receber um cartão, leia-o atentamente e memorize o nome dele constante.

Para facilitar neste processo, deixar os cartões a sua frente pode ajudar a lembrar os nomes e os níveis hierárquicos dos nossos interlocutores.

Considero uma gafe enorme guardar o cartão e depois perguntar o nome da pessoa de quem o recebemos…cuidado!

Agora é só marcar a reunião e “ir para cima” sempre buscando a máxima eficiência em sua atuação profissional.

Que DEUS esteja contigo, Feliz 2022 e boa sorte!!!

Postagens Relacionadas