Categorias

Prova para obter o CREA a partir de 2016?

Nos últimos dias, uma notícia se espalhou nas redes sociais e muitas pessoas vieram nos perguntar a respeito. A “notícia” se refere a uma nova medida do CREA, sobre a criação de um exame que permitiria a aferição da qualificação técnica necessária para que o formando possa exercer a sua carreira (algo tipo a prova da OAB, aplicada para bacharéis em advocacia).
Captura de Tela 2015-08-16 às 20.47.39
Em 2013 nós noticiamos algo parecido, mas era apenas uma pegadinha de primeiro de abril. Pouco tempo depois, escrevi um artigo opinando sobre o assunto, e mais de dois anos depois continuo com a mesma opinião: Caso fosse necessária uma prova para a obtenção do CREA, ela deveria ser bem dinâmica e com o objetivo de testar o raciocínio lógico do engenheiro formado.
Após tanta gente perguntar sobre esse boato, resolvi fazer uma pesquisa para descobrir se é ou não verdade. Bastou uma rápida pesquisa no Google para eu me deparar com isso:
Captura de Tela 2015-08-16 às 19.52.19
101.996 pessoas caíram na tal pegadinha. Mas espera, não era isso que eu tinha visto. A notícia que bombardeou as minhas redes sociais (snapchat / facebook / whatsapp ) foi essa:
Captura de Tela 2015-08-16 às 20.15.39
Este segundo site parece uma referência mais confiável, porém repare que é um site de petição online, ou seja, é um tipo de abaixo assinado online, o qual qualquer pessoa no mundo pode criar e divulgar, pedindo assinaturas para aí então levar aos órgãos competentes e tentar viabilizar o pedido. Este em particular, obteve até o momento menos de 300 assinaturas, e a probabilidade de o CREA adotar essa medida apenas com este abaixo assinado é praticamente nula, visto que para que esse tipo de requisição normalmente são necessárias milhares de assinaturas.
O fato é que tudo não passa de apenas um boato e não encontramos nenhuma outra referência na internet que faça menção à isso. Entramos em contato com o CREA-SP mas até o momento não obtivemos nenhuma resposta referente ao assunto.
Enfim, pode ficar tranquilo por hora, pois não existe nada que oficialize essa medida. E você, o que acha de uma prova para habilitar os profissionais de engenharia a exercerem a sua profissão? Deixe nos comentários!
Imagens: Shutterstock

Postagens Relacionadas