Categorias

A falta de motivação interfere nos seus resultados?

Você sabia que a capacidade de se manter motivado também é um Soft Skill?Estou falando de uma habilidade, difícil de ser desenvolvida e mensurada. Podemos chamar de automotivação e traduzir como a capacidade de despertar estímulos internos para qualquer tipo de ação diariamente.

Antes de falar como você pode melhorar esse soft skill, você realmente precisa entender que por trás de todo crescimento existe muito trabalho, dedicação e esforço. Todo mundo tem dias ruins, por outro lado também existem os dias bons. Todo mundo passa por stress, fica mal-humorado um dia ou outro.

Afinal de contas, a vida é feita de escolhas e você precisa entender que é necessário plantar para depois colher. Principalmente, perceber que a sua vida não é sempre pior do que a de ninguém. Pois, você não sabe as lutas e os problemas do outro. E sua automotivação não pode estar ligada a isso.

Faz parte do jogo conviver com altos e baixos. Entretanto, tome cuidado com muitas oscilações emocionais. É normal ficar desmotivado um dia ou outro, mas não pode ser 100% do seu tempo. Isso irá te paralisar, travar suas tomadas de decisão e resultados.

O Famoso “algo a mais”

Mesmo que você seja um profissional muito responsável e entenda que você precisa efetuar o seu trabalho independentemente de estar feliz e com vontade de executar as suas tarefas do dia a dia, você sabe o que é o famoso “algo a mais”?

É a capacidade que você tem de entregar além do esperado, de surpreender, de demonstrar todos os seus talentos, habilidades e dedicação. Ou seja, é a habilidade de se destacar.

Pessoas que se destacam profissionalmente são aquelas que conseguem cumprir tudo o que é esperado com um toque pessoal, com um diferencial. Ou seja, com excelência. São aquelas que realmente entendem que se você quer ter um diferencial você precisa gastar uma energia extra.

E quando essa energia extra está presente? Sim, quando você está motivado!

Dicas para desenvolver a automotivação

Não se compare

Lembra o que falei no início do texto? Sempre que você se compara ao outro enxerga como aquela famosa frase: “ grama do vizinho é mais verde” e isso te prejudica. Vocês não têm as mesmas experiências, não possuem a mesma trajetória, não são a mesma pessoa. Ou seja, não existe motivos para comparação.

Além disso, talvez ele também olhe para você e pense que você está em uma situação melhor do que a dele. Isso é normal do ser humano. Infelizmente, quase nunca estamos satisfeitos com o que temos e isso atrapalha na automotivação. Sempre estamos preocupados com o que o outro faz ou deixa de fazer. O recado é: foque em você! Cuide das suas responsabilidades, faça o seu melhor!

Se tiver que se comparar? Se compare consigo mesmo! E pronto!

Se conheça

O autoconhecimento será um aliado para se manter motivado. Afinal, não espere que você conseguirá controlar pensamentos e emoções 100% do seu tempo e é aí que entender o que te deixar feliz ou triste e quais são os seus limites, pode te ajudar.

Você começará a entender quando precisará pedir ajuda, quando terá que dizer não e quando terá que buscar forças. É importante nesse momento de autoconhecimento que você tenha bem claro quais são os seus objetivos, pois são eles que te ajudarão a criar forças para continuar lutando.

Geralmente, quando você olha muito a curto prazo, tem dificuldades de se manter motivado. Entenda que nem tudo sairá como planejado, mas se você tem um objetivo maior por trás, será mais fácil passar pelos obstáculos que terá no caminho.

Tenha resiliência

Já falamos sobre esse soft skill aqui no blog e você pode entrar lá para conferir as principais dicas para desenvolver essa habilidade. É fundamental que você saiba passar por momentos de pressão, de crise, conviver com pessoas difíceis e conseguir que isso não te abale e nem atrapalhe o seu desempenho e garante a sua automotivação.

Lembre-se, você não precisa estar motivado sempre pois, ela com toda certeza irá oscilar. E a dica para isso é que você não confie na sua motivação, confie no seu foco. Confie no quanto se conhece e nos seus objetivos.

Postagens Relacionadas