Categorias

Dicas sobre a arte de liderar (principalmente na engenharia)

Liderança seria uma arte? Talvez! Pois, arte é uma palavra que se origina do vocábulo ars e significa técnica ou habilidade. Também está relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos.

Liderança é apenas para quem quer ter uma equipe ou deseja ter uma? Claramente, a resposta é não! Se você ainda tem dúvidas disso, preciso lhe falar um pouco mais sobre o que significa liderança.

Além disso, se alguém ler no seu currículo que você é formado em Engenharia e que também é bom em gestão de pessoas e liderança, as duas informações terão o mesmo efeito? Infelizmente, a resposta também é não! Provavelmente em uma entrevista ninguém te pedirá o seu diploma de Engenharia, mas com certeza pedirá que conte mais sobre situações relacionadas a habilidade de liderar pessoas.

Mas então o que significa liderança?

Liderança é uma habilidade não técnica que pode ser aprimorada ou adquirida por meio de estudos, treinamentos e prática. Além disso, ela tem como característica ser difícil de se mensurar. O que isso quer dizer? Isso significa que você não fará uma prova que te defina como um líder bom, médio ou ruim.

Além de não se medir essa habilidade também não é algo que se constrói da noite para o dia. Mesmo que você faça um curso de liderança, não se tornará totalmente preparado para ser um líder inspirador. É como dirigir, sabe? Você pode até fazer a prova e receber o seu “certificado” que é a carteira de motorista.

Porém, isso garante que você está preparado para enfrentar o trânsito do dia a dia com maestria? Nem preciso dizer, não é mesmo? Tudo isso tem a ver com constância, prática, erros e aprendizados.

Liderar é direcionar. Direcionar pessoas para que trabalhem juntas e com foco nos mesmos objetivos. Que se tenha clareza do que é prioridade e quais são os valores que você preza. Liderar também é motivar. Motivar essas mesmas pessoas para que elas saibam a direção, mas que também queiram segui-la.

Além disso, liderar é desenvolver pessoas. Desenvolver por entender que o que se multiplica, aumenta. Multiplicar conhecimento, multiplica oportunidades e experiências.

Não posso deixar de dizer que liderar também é reconhecer! Reconhecer um bom trabalho ou atitudes. Mas principalmente, reconhecer quando é necessário mudar a rota e reconhecer que quando se acerta, se acerta em time e quando se erra, também se erra junto. Liderar é estar no mesmo barco e remar juntos para a mesma direção.

Por fim, liderar é inspirar! É despertar no outro a vontade de seguir não só o seu caminho, mas também os seus valores. É ser admirado enquanto pessoa e profissional.

Como aprimorar as suas habilidades de Liderança?

Conheça os seus valores – O que você acredita? O que é importante para você? É isso que dita a sua conduta e te ajuda a definir o que é certo e o que é errado.

Seja justo com o que acredita e com as pessoas – As pessoas talvez não se lembrem do que você fez, mas irão se lembrar de como as fez sentir. Tenha ética e seja honesto, trate as pessoas sem distinção e sempre procure agir pelo caminho certo e não pelo mais fácil.

Não perca a sua humildade – Afinal de contas, você não é melhor do que ninguém. Lembre-se que todos possuem algo a ensinar e precisam de pessoas dispostas a aprender. Você está “à frente” da sua equipe e não “na frente” dela, a não ser que queira chegar sozinho.

Se preocupe com o próximo – Empatia é uma característica fundamental para um líder. É necessário tentar entender as necessidades do outro, saber ouvir e ser gentil.

Se inspire em quem você admira – uma boa maneira de buscar ser inspiração é se inspirar em pessoas, não é mesmo?

Tenha consistência – liderança é como um relacionamento, não se cria confiança da noite para o dia. Não são atos isolados, são atitudes constantes, exemplos diários.

Postagens Relacionadas