Categorias

Trabalho voluntário pode ser um diferencial na sua carreira

É de conhecimento de todos (ou pelo menos deveria ser), que o trabalho voluntário pode contribuir muito para o bem comum da sociedade. O que algumas pessoas não sabem, é que ser voluntário pode ajudar no desenvolvimento do autoconhecimento, uma habilidade que contribui para descobrir qual o caminho profissional que deseja seguir. O voluntariado é extremamente significativo para solidificação de valores, propósitos e discernimento de um projeto de vida. Além disso, uma pesquisa divulgada pela Forbes avaliou que pessoas que realizam trabalho voluntário têm 27% mais chances de conseguir uma vaga de emprego, ou seja, pode ser um belo diferencial para a sua carreira.

Trabalho Voluntário pode alavancar a sua carreira

Quando atua como voluntário, o jovem tem a oportunidade de vivenciar diversas competências que são valorizadas pelo mercado de trabalho. “Pode-se destacar a sensibilidade, a empatia, o trabalho em grupo, a autoconfiança e o senso crítico”, ressalta o pastoralista do Colégio Marista Santa Maria, Douglas Rocha Paixão.

Os benefícios da atividade voluntária são extensos e afetam cada pessoa de diferentes formas. Mas algo que enriquece a experiência de vida de todos os indivíduos é a oportunidade de exercer a cidadania de forma genuína e única, cultivando habilidades como solidariedade e senso de comunidade. Essas características favorecem a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Trabalho Voluntário pode alavancar a sua carreira

Trabalho Voluntário – Inserção em espaços diferentes

A atividade voluntária insere o jovem em espaços diferentes do que está acostumado a frequentar, ampliando a sua visão de mundo, além de proporcionar experiências que geram reflexões sobre as distintas realidades sociais. Com isso, é possível expandir relacionamentos interpessoais, espiritualidade e valores. “O jovem voluntário é protagonista de um processo de desenvolvimento e amadurecimento”, destaca Douglas.

Existem muitos locais e formas de iniciar uma atividade voluntária. Uma sugestão é começar a atuar em atividades nos espaços em que já estão inseridos, como, por exemplo, escola, universidades e entidades religiosas. Nestes locais há a possibilidade de auxiliar em grupos de jovens, movimentos estudantis, centros acadêmicos, movimentos pastorais e oficinas para crianças.

Mais tarde, é possível explorar outros contextos, buscando envolvimento com organizações não governamentais e instituições que trabalham para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Postagens Relacionadas