Categorias

UnB inaugura estação com tecnologia russa de posicionamento global

2013-02-18-1A-300x162A Agência Espacial Brasileira (AEB), a Universidade de Brasília (UnB) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) inauguram na terça-feira, dia 19 de fevereiro, a primeira estação do sistema russo de monitoramento e correção diferenciada fora da Rússia, que integra o Sistema de Navegação Global por Satélite (Glonass).

O evento de inauguração tem a presença prevista de autoridades brasileiras e russas e ocorrerá no prédio do Centro de Processamento de Dados (DPD) do campus Darcy Ribeiro da UnB.

A rede de informações Glonass é parecida com o GPS (sigla para Global Positioning System) e serve para localizar posições na superfície terrestre com o uso de 24 satélites em órbita ao redor da Terra.

De acordo com a UnB, a base russa na universidade beneficiará pesquisas da área aeroespacial, desenvolvidas nos laboratórios de Automação e Robótica (LAB) e de Biomédica da universidade.

“A estação é um importante componente para redução do erro de posicionamento do sistema Glonass na América do Sul”, disse o professor Ícaro dos Santos, coordenador do LAB.

Segundo ele, entre os objetivos para a instalação da base estão contribuir para a operacionalização do sistema Glonass na América do Sul e prover serviços confiáveis de posicionamento e de navegação para essa região do globo e contribuir para os acordos assinados entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Roscosmos, que estabelecem cooperação técnica entre o Brasil e a Rússia no contexto do Glonass.  Além disso, a instalação da base deverá dar suporte para estudos de pesquisa em sistemas de navegação por satélite conduzidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto e contribuir na formação de pessoal com expertise técnica em Glonass.

Mais informações neste site.

Via

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

LHC: O Grande Colisor de Hádrons

Não é novidade para ninguém que a engenharia desafia a tudo e a todos. O impossível não existe…