Categorias

Unesp irá criar 11 cursos de engenharia até 2014

[pullquote_right][/pullquote_right]A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou em Março, a criação de 11 novos cursos de Engenharia em nove cidades do estado de São Paulo. No total, os cursos terão oferta de 440 vagas (veja tabela abaixo). Segundo a Unesp, até o final de 2016, o objetivo é que a instituição tenha 2.200 mais alunos.

A criação dos cursos foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unesp, mas o projeto pedagógico, de acordo com a instituição, ainda será discutido. A estimativa da instituição é que os novos cursos sejam implementados entre 2012 e 2014.
Segundo a Unesp, a decisão de criar mais vagas e cursos de engenharia se enquada no programa de expansão da universidade e atende a demandas “nacionais, estaduais e locais”. A instituição citou um estudo de 2010 que mostrou a diminuição da participação brasileira na formação de engenheiros. Ainda de acordo com a universidade, o MEC apontou que, em 1999, só 5,9% dos formandos brasileiros eram de engenharia, porcentagem que caiu para 5% em 2008.
Uma comissão da Pró-reitoria de Graduação foi criada para receber propostas de novos cursos e levou em consideração os aspectos regionais, acadêmicos e administrativos, além da vocação de cada unidade universitária.

NOVOS CURSOS ANUNCIADOS PELA UNESP
Cidade Curso Vagas
Araraquara – FCF Engenharia de Bioprocessos 40
Araraquara – IQ Engenharia Química 40
Botucatu – FCA Engenharia de Bioprocessos 40
Dracena Engenharia Agronômica 40
Itapeva Engenharia de Manufatura 40
Registro Engenharia de Pesca 40
Rosana Engenharia de Energia e Recursos Renováveis 40
São João da Boa Vista* Engenharia Eletrotécnica e Engenharia de Materiais 80
São José dos Campos Engenharia Ambiental 40
Tupã Engenharia de Biossistemas 40
*O campus de São João da Boa Vista, que abrigará dois cursos novos, ainda será construído.
Fonte: Unesp
Fonte: G1
Postagens Relacionadas