Categorias

Meu primeiro serviço como Engenheiro de Alimentos: e agora?

Não é de hoje que a dúvida sobre quanto cobrar pelo primeiro serviço de consultoria vem assombrando os recém-formados. E na Engenharia de Alimentos isso não é diferente.

Afinal, qual seria o limitante entre a vontade e o medo causado pela “inexperiência”?

Que quase todo recém-formado sai da academia empolgado para colocar a teoria em prática, todo mundo já sabe. Porém, na hora H, é muito comum a incerteza, principalmente no que se refere à tão importante primeira oportunidade de negócio e ao primeiro serviço.

Nesta perspectiva, o conhecimento da Tabela de Honorários – referente à região onde você estará atuando – torna-se fundamental. E esta informação pode ser facilmente concedida pelo seu Conselho Profissional (CREA ou CRQ) ou Sindicato.

Mas… E quanto cobrar pelo meu primeiro serviço?

primeiro serviço

É aconselhável que, como profissional prestes a fechar seu primeiro serviço, você se baseie na Tabela de Honorários antes de dar o seu preço. E, mesmo considerando-se “inexperiente”, é importante que reconheça o seu investimento e todo estudo dedicado para chegar onde está.

Que tal aceitar o desafio e perder o medo de colocar o seu conhecimento teórico e a sua competência em prática, pesquisando um pouco sobre o seu futuro cliente antes do primeiro contato?

Durante a negociação, faça um rápido (e certeiro) diagnóstico da problemática apontada por ele e apresente, subjetiva e superficialmente, um plano de ação. Mostrando que você conhece a solução, e que está pronto, apto para realizar seu primeiro serviço e alcançar os resultados esperados.

Como o cliente pode encarar isso?

Mais do que você, seu futuro cliente conhece a realidade da situação em que se encontra e, obviamente, deseja ser bem sucedido nos negócios, logo, se ele observar em suas palavras a garantia de uma solução eficaz e produtiva para as necessidades apresentadas, vendo também um bom custo benefício para o investimento nos seus serviços (perceba que não envolve somente o custo, mas também os benefícios que você pode agregar), a chance de recusar um preço embasado em uma Tabela de Honorários é mínima.

Porém, se a recusa acontecer, que tal pedir uma contra-proposta e avaliar se o valor ofertado por ele está de acordo com o que, de fato, você, como profissional, poderá agregar àquele negócio?

primeiro serviço

Na hora de fechar o primeiro serviço…

Lembre-se, que sinceridade, confiança, profissionalismo, seriedade e sobretudo ética, são fundamentais nos serviços de Engenharia, portanto, não desvalorize o seu trabalho e não se responsabilize pelos serviços aos quais ainda não se considere pronto para fazer.

Pode ter certeza de que, pensando assim, você sempre saberá como agir para garantir o sucesso de seu cliente e a consolidação de sua carreira profissional.

Postagens Relacionadas