Categorias

3 coisas que todo engenheiro precisa saber sobre o dia do trabalho

Curiosidade: como surgiu o dia do trabalho

Você sabia que o dia do trabalho não é comemorado só aqui no Brasil? Pois é, existem vários países que também celebram esse dia e o consideram como uma vitória e um sinal de recompensa até os dias de hoje.

Consequentemente, a maioria de nós, comemoramos todos os anos e nem mesmo sabemos o significado e o motivo. Vamos explicar pra vocês alguns fatos curiosos. Preparados?

Efetivamente, a data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

Em contrapartida, na época, era muito comum trabalhar mais de 15 horas diárias. E por causa disso, o dia do trabalho surgiu, não com o objetivo de se conseguir folga, mas para reivindicar direitos trabalhistas e principalmente a redução da jornada de trabalho.

O que representa o dia do trabalho no brasil

Em primeiro lugar, os europeus chegaram ao fim do  século 19 e começo do século 20, em solo brasileiro, onde eles trouxeram ideais de luta trabalhista enraizadas na cultura europeia. Posteriormente, a Greve Geral de 1917 ajudou a pressionar o governo pela mudança no cenário operário e instituir o dia do trabalho.

Posteriormente, o presidente Artur Bernardes, em 1925, decretou o Dia do Trabalhador. No entanto, a maior mudança veio bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

dia do trabalho(01 de maio)
O dia do trabalho, celebrado no dia 01 de maio, no Brasil é um feriado esperado por todos. Não é mesmo ?

Apesar disso, somente 18 anos depois, em 1º de maio de 1943, Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452, garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho. Infelizmente, a data foi postergada propositalmente para obtenção de vantagens políticas.

O que tem que buscar para se destacar no mercado

Sobretudo, o mercado de trabalho está instável, mas ainda há possibilidade para explorar, às vezes é preciso fazer algo que não gostamos que tenha demanda invés de ficar tentando algo que gostamos e que não tem demanda. Abra seus horizontes !

Parabenização a todos os trabalhadores do Brasil

Contudo, nós do blog da engenharia, gostaríamos de fazer uma menção especial para todos os trabalhadores brasileiros, desde aqueles mais humildes até os empresários bem sucedidos. Além disso, também salientamos que não existe trabalho melhor, mais relevante ou mais significativo que outro. Todo trabalho é digno!

Parabenizamos todos àqueles que saem de casa para trabalhar cedo, que deixam suas famílias para conseguirem chegar ao serviço, que chegam tarde da noite para conseguir o sustento da casa.Nota-se que, vocês são merecedores, não desistam!

Nós do blog da engenharia, fazemos questão de te parabenizar pelo seu esforço.
Sempre busquem mais informação, mais conhecimento e o mais importante, busquem transformar informação em ferramenta.

Dia do trabalho tem a ver com trabalhar e, consequentemente, tem a ver com mercado de trabalho.

Entretanto, não podemos deixar de citar o momento que estamos vivendo com o COVID-19 e você precisa se adaptar.

É, mesmo que não queira, você vai ter que se adaptar, quem não se adaptar não vai ter sucesso.

Precisamos estabelecer novas rotinas e novos hábitos e desenvolver novas habilidades para produzir. Como assim? Produzir o que?
Produzir conteúdo, energia… sei lá.

Qualquer coisa que faça você se sentir bem e faça os outros se sentirem bem também e, se possível disseminar solidariedade.

Postagens Relacionadas