Você sabia que o cavalo-marinho é um peixe e não um cavalo, como o próprio nome sugere? Surpreso? Então continue lendo este artigo para conhecer sobre esses “animaizinhos fofinhos” e fascinantes. Então bora conferir!
A princípio, o que são cavalos-marinhos?
Os cavalos-marinhos são peixes ósseos (teleósteos) do gênero Hippocampus, pertencentes à família Syngnathidae.
Distribuição
No mundo, existem mais de 40 espécies de cavalos-marinhos distribuídas em todos os continentes, em regiões temperadas e tropicais.
Enquanto, no Brasil, são encontradas três espécies, Hippocampus erectus, Hippocampus reidi e Hippocampus patagonicus e encontram-se distribuídas ao logo da costa do nosso país.
Habitam ambientes semelhantes, mas o H. reidi, espécie mais facilmente encontrada, ocupa tanto os estuários, quanto o mar (recifes de coral). Enquanto as espécies H. erectus e H. patagonicus ocupam o ambiente marinho, sendo raros os registros em estuários.
Reprodução
De fato, a característica mais peculiar e interessante do cavalo-marinho é que os machos ficam grávidos. Isto é, as fêmeas transferem seus óvulos para uma bolsa incubadora presente nos machos.
Em seguida, os machos liberam seu esperma na bolsa incubadora, fertilizando-os.
Assim, o macho carrega a bolsa com os ovos, e após 2 meses os filhotinhos saem para superfície e se tornam totalmente independentes.
Essa reprodução dos cavalos-marinhos acontece o ano inteiro e a partir de um ano de vida, os casais formados já conseguem produzir mais de 1000 alevinos por gestação.
Contudo, apresentam baixa sobrevivência e fecundidade se comparados com outras espécies de peixes.
Alimentação
Os cavalos-marinhos são animais carnívores e apresentam comportamento e preferências alimentares muito semelhantes. Portanto, ele se alimenta de pequenos crustáceos, larvas, ovos de peixe e animais invertebrados.
Curiosidades sobre o cavalo-marinho
Eles exibem mimetismo semelhante ao dos camaleões, podendo mexer os olhos independentemente um do outro, além de sua mudança de cor em alguns momentos da vida.
Ademais, os cavalos-marinhos exibem baixa mobilidade, se comparados com outros peixes. Todavia, são ótimos nadadores utilizando seus corpos na vertical, movimentando rapidamente suas barbatanas.
Alerta: Perigo de extinção do cavalo-marinho!
Sim, TODAS as espécies de cavalo-marinho estão em perigo de extinção! E algumas das causas são a pesca predatória e a degradação ambiental que causa a perda de seus habitats.
Além disso, os cavalos-marinhos costumam ser comercializados vivos para a criação em aquários ou até mesmo secos para fins decorativos.
Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.