Categorias

Engenharia Meteorológica: Tudo o que você precisa saber

A engenharia meteorológica é o campo da engenharia responsável por formar profissionais capacitados na área de Ciências Atmosféricas. O engenheiro meteorologista, muitas vezes conhecido como cientista meteorológico, trata da investigação de fenômenos atmosféricos e interpretação dos dados meteorológicos, coletados por estações de superfície aéreas, satélites e radares a fim de preparar relatórios e previsões para usos diversos.

Onde este engenheiro trabalha?

Weather Monitoring Meteorological And Solar Tool Stock Video - Download Video Clip Now - iStock
Engenheira meteorológica monitorando o tempo com um Anemômetro

O estudo do campo meteorológico é útil para diversos setores da economia, o que permite ao engenheiro trabalhar em áreas bem amplas como agricultura, construção, produção de energia, setor militar e de transporte e modelagem.

Além disso, devido às preocupações recorrentes com as questões ambientais como mudanças climáticas e aquecimento global, o cenário dessa engenharia é promissor. Isso permite que o engenheiro meteorológico tenha um campo amplo de atuação como em departamentos meteorológicos e organizações espaciais. Ademais, áreas de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao estudo do tempo e do clima, ciências planetárias, etc.

Faculdade e piso salarial

Durante a faculdade, o futuro engenheiro é submetido a muitas disciplinas da área ambiental, social, computacional e administrativas, além das matérias do ciclo básico comuns à todas as engenharias, especialmente, os Cálculos, Estatística e Físicas.

Segundo o CREA, o piso salarial de um engenheiro meteorológico gira em torno de R$ 3.259. Porém, é relevante dizer que são poucos profissionais que começam a carreira ganhando no piso.

Além disso, os interessados em ingressar no curso de engenharia meteorológica podem estar cursando a graduação em universidades públicas como a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), por exemplo.

Conclusão

engenharia meteorológica
Fonte: Institute for Space-Earth Environmental Research

O curso Engenharia Meteorológica é relativamente novo no país e por isso não é comum encontrá-lo em tantas universidades brasileiras. Porém, como foi dito, devido as eminente preocupação com o aquecimento global e o ambiente, a atuação desse profissional no mercado deve ficar mais evidente nos próximos anos.

É interessante ressaltar a relação desse engenheiro com a tecnologia, já que o estudo meteorológico é muitas vezes realizado através de softwares, sensores, robôs, assim como outros instrumentos, o que amplia o mercado de atuação para este engenheiro que pode trabalhar desde o campo ao desenvolvimento de softwares meteorológicos.

Continue acompanhando o Blog da Engenharia, pois sempre estamos trazendo muito conteúdo interessante por aqui!!


Já segue o Blog da Engenharia no Instagram?

Já me segue no Instagram?

Postagens Relacionadas