Categorias

O Meme que foi vendido por 600 mil dólares!

De acordo com a evolução e popularização da internet, os famosos Memes foram surgindo e fazendo a alegria de diversos usuários. Muitos marcaram épocas e nunca foram esquecidos, como o Nyah Cat

Mas seria possível vender um Meme que está disponível para todos na internet? E por valores enormes? Sim, é possível graças um novo modelo de arte que vem popularizando: a Criptoarte. Vem comigo que eu te explico.

O que é o Nyah Cat?

Basicamente, esse Meme que viralizou em 2011 constitui em um gato 8-bit com seu corpo feito de Pop-Tart, um tipo de biscoito popular nos Estados Unidos, criado pelo ilustrador Chris Torres. Esse famoso Meme, fica voando num céu fazendo rastro de arco íris com uma música de fundo.

O criador da imagem, publicou a animação no seu próprio site e em pouco tempo chegou no Youtube com uma música asiática chamada “Vocaloid Nyanyanyanyanyanyanya” em loop de fundo. Em duas semanas o vídeo alcançou dois milhões de visualizações, um grande marco para os números da época.

Entenda o mundo da Criptoarte

Primeiramente, a Criptoarte utiliza-se da Blockchain para fazer vendas de artes digitais de uma forma segura, assim artistas podem vender seus produtos para qualquer colecionador do mundo.

Assim, são criadas obras virtuais com uma numeração própria e únicas, com artistas usando a Blockchain para assinar e autentificar as obras digitais.

Dessa forma o comprador tem a garantia de obter um produto único, mesmo possuindo cópias na internet.

A arte digital aproxima muito mais o público, pois corta quase que completamente os intermediadores, possibilitando que o artista converse diretamente com seus fãs. Além disso, tem o aspecto tecnológico, que permite o acesso global, ou seja, você não precisa ir até a galeria fisicamente, para comprar seus trabalhos, de acordo com Bernardo Quintão, diplomata do Mercado Bitcoin.

Venda do Nyah Cat por 600 mil de dólares

Portanto, através desse mercado da Criptoarte o Meme Nyah Cat foi vendido aproximadamente em um leilão por 611.853 dólares. Isso mesmo! Sendo conduzido pelo autor da obra, tudo ocorreu no aniversário de 10 anos da animação, sendo completamente remasterizado para o comprador. Essa peça é única e não será mais vendida.

Esse evento foi acompanhado pela NFT (Non Fungible Token), que é uma forma de autenticar uma obra de arte digital e garantir que ela seja de uma pessoa, parecido com um certificado digital.

Com esse mecanismo os compradores são segurados contra fraude e artistas podem estipular royalties sobre as obras, assim se a mesma for revendida irá receber um porcentual sobre ela.

Esse mercado tende a crescer?

Como uma grande novidade, esse mercado vem crescendo bastante. Outros Memes bem conhecidos estão sendo negociados e sendo passados para colecionadores. É uma forma diferenciada de ver a arte que pode movimentar esse mercado de forma significativa. Vamos conhecer outros que foram vendidos da mesma maneira e seus valores?

Bad Luck Brian

Criado em 2012, o Meme “Bad Luck Brian” que se baseia numa foto de anuário escolar, foi leiloado por 37 mil dólares.

meme

Deal With It

Após 11 anos de criação o Meme “Deal With It” foi vendido na faixa de 22 mil dólares.

meme

The Kitty Cat Dance

Criado por Steve Ibsen em 3 de março de 2004 usando sua gata de inspiração e foi avaliado em quase 9 mil dólares.

Legend says this video existed before youtube - FunSubstance | Dancing cat, Cats, Funny cats

Keyboard Cat

Esse histórico, está sendo vendido por um preço mais salgado! Possui o valor de 138 mil dólares

Keyboard Cat - Desciclopédia

E aí? Teria coragem de investir seu dinheiro nessas artes digitais? 

Postagens Relacionadas