Categorias
soft skills

4 motivos para melhorar seus soft skills na engenharia!

Para ser um engenheiro de sucesso, você terá que confiar em mais do que apenas suas habilidades técnicas e existem muitos motivos para melhorar seus soft skills na engenharia. 

Os gerentes de contratação e recrutadores agora procuram engenheiros que não apenas sejam incríveis no que fazem, mas também que tragam habilidades básicas necessárias para interagir efetivamente com sua equipe todos os dias e realizar suas atividades. 

Por exemplo, existem habilidades básicas para profissionais que atuam em diferentes áreas que os engenheiros também devem dominar. Estas habilidades podem ser aperfeiçoadas de forma correta desde a primeira aula de engenharia civil na faculdade, até o fim de sua carreira.

Com isso, profissionais de engenharia buscam cada vez mais por diferentes tipos de cursos, como o curso de digitação online na Superprof, por exemplo. 

E por que as habilidades sociais são tão importantes para os engenheiros? Não importa o tamanho da sua empresa, como engenheiro, você nunca está trabalhando sozinho – tudo o que você faz sempre faz parte de um sistema maior. 

Você precisa ser capaz de se comunicar e colaborar com engenheiros e outros profissionais que estão trabalhando em diferentes partes desse sistema. 

Quando você pensa dessa maneira, fica claro que habilidades pessoais não significam apenas fazer você mesmo e as pessoas ao seu redor se sentirem bem. 

Continue lendo para aprender sobre as habilidades mais importantes que você precisará como engenheiro – e por que elas o ajudarão não apenas a ser contratado, mas também a melhorar em seu trabalho a cada dia.

Por que você deve melhorar seus soft skills como engenheiro

Sem mais delongas, aqui está uma lista com os principais soft skills e por que você deve considerar melhorá-los. 

1. Comunicação

Muitos profissionais não percebem a importância de uma comunicação profissional clara e eficaz no local de trabalho. 

Os engenheiros, em especial, podem valorizar a habilidade técnica em detrimento das habilidades cotidianas de escrita, fala e audição, supondo que isso leve a um segundo plano no conhecimento de conceitos complexos de engenharia. 

No entanto, as habilidades sociais em empregos de engenharia são essenciais para o sucesso – tanto para funcionários quanto para empregadores.

As principais qualidades que são admiradas em engenheiros incluem: bom ouvinte, bom comunicador e organização. 

Essas habilidades são particularmente importantes quando os engenheiros estão lidando com clientes; mal-entendidos podem ocorrer facilmente, e fortes habilidades de escuta podem reduzir significativamente o risco de coisas se perderem na tradução.

2. Criatividade

Impulsionando a inovação e trazendo mudanças valiosas, a criatividade está no topo da lista das habilidades sociais para engenheiros. 

Indivíduos criativos são adaptáveis, ágeis e capazes de pensar fora da caixa – em vez de apenas aderir ao status, eles encontram soluções inovadoras para desafios e não têm medo de experimentar novas técnicas.

A missão central de todo engenheiro é tentar melhorar a utilidade das coisas, projetar produtos ou processos que resolverão os problemas de maneira melhor, mais rápida e mais barata.

Isso simplesmente não poderia ser alcançado se os engenheiros fossem tão pouco criativos quanto alguns afirmam que são.

Os engenheiros utilizam suas qualidades criativas todos os dias no trabalho, seja na solução de problemas ou na elaboração de novas ideias. 

Refinar e fortalecer esses tipos de habilidades sociais de engenharia criativa pode ser extremamente valioso para profissionais que buscam reforçar seu currículo, destacar certas experiências ou melhorar em seus empregos.

3. Adaptabilidade

Não importa o ambiente de trabalho, os engenheiros devem ser ágeis e prontos para se adaptar a mudanças inesperadas, desafios ou contratempos. 

Sem a capacidade de ajustar os planos a fim de atender às necessidades variáveis ​​ou determinar as melhores soluções para problemas inesperados, ele pode atrapalhar cronogramas, incorrer em recursos extras e desperdiçar recursos.

Adaptabilidade é uma das habilidades pessoais mais importantes para engenheiros, mostrando aos empregadores e potenciais empregadores que os indivíduos podem pensar por si próprios e ter confiança para mitigar problemas imprevistos de maneira rápida e eficiente.

Isso não apenas tornará os indivíduos mais comercializáveis, mas também os ajudará imensamente no trabalho, reduzindo o tempo e o estresse geral.

4. Liderança

Embora a palavra “liderança” seja usada com frequência, muitos profissionais em diversos ambientes de trabalho não compreendem totalmente tudo o que ela envolve.

Uma das habilidades sociais mais importantes do engenheiro, a liderança bem-sucedida envolve enfrentar desafios de frente e, ao mesmo tempo, inspirar confiança naqueles que trabalham em funções subordinadas.

Fonte: Pixabay, 2021.

Embora muitos especialistas considerem a liderança um traço baseado no caráter, os engenheiros podem trabalhar para aprimorar suas qualidades de liderança dia a dia, mesmo se não ocuparem atualmente uma função de gerenciamento ou liderança. Essa aprimoração deveria acontecer desde a primeira aula de engenharia civil da faculdade até o dia que deixar de exercer a profissão.

Conforme as pessoas crescem em suas carreiras, elas geralmente se tornam cada vez mais responsáveis ​​por capacitar outras pessoas com quem trabalham. 

Trabalhe na prática de uma tomada de decisão inteligente sob pressão, concentrando-se no que você sabe e em como pode aplicá-lo à situação em questão, em vez de ficar sobrecarregado com o quadro geral.

Promova a confiança e a lealdade das pessoas ao seu redor e lembre-se de que os colegas de trabalho são humanos. 

Nem todos os dias serão perfeitos, mas ao manter todas as habilidades listadas acima em mente, você terá muito mais chances de ser bem-sucedido.

Conclusão

Esta lista de habilidades que citamos para engenheiros pode servir como um excelente ponto de partida para quem deseja aprimorar suas qualidades profissionais. 

Embora possa ser desafiador moldar nossa personalidade e comportamento no local de trabalho de maneiras às quais não estamos acostumados, reservar um tempo para colocar essas dicas em prática pode fazer uma grande diferença ao navegar pelo cenário de engenharia em constante mudança de hoje.

Portanto, sempre que possível, trabalhe seus soft skills na engenharia e destaque-se no mercado. 

Postagens Relacionadas