Categorias

A integração do LEAN SIX SIGMA

Aqui você vai conhecer uma abordagem geral sobre a integração de duas metodologias que pode ser utilizada para aplicar na resolução de problemas, e assim desenvolver projetos Lean Six Sigma. Projetos que vão reduzir custos, eliminar os desperdícios, trazendo benefícios surpreendentes para a sua companhia, então vem comigo conhecer a integração do lean six sigma.

Vamos lá,

Primeiramente, para melhor entendimento recomendo a leitura do artigo intitulado “A sua empresa já é Lean?“, que trata sobre a metodologia Lean Manufacturing e a leitura do artigo “Six Sigma, What your target?“, que é um entendimento sobre a metodologia Six Sigma. Ambos trazem uma abordagem sucinta sobre os conceitos separadamente. Afinal, hoje chegou o momento da integração dessas duas maravilhas, então vem comigo entender a integração lean six sigma.

Lean Manufacturing + Six Sigma

Fonte: Autora, 2023.

Conforme representado na figura, o quadrado superior são os conceitos relacionados ao lean manufacturing, enquanto o quadrado inferior são os conceitos relacionados ao six sigma, consequentemente a integração dessas duas abordagens é o que dá origem à nomenclatura: Lean Six Sigma.

A Integração Lean Six Sigma

Da mesma forma, a integração Lean Six Sigma para a gestão de projetos é a metodologia DMAIC.

Fonte: Autora, 2023.
Metodologia DMAIC:
  • Define – Definição do escopo do projeto com precisão, aqui é o procedimento de identificar o processo gerador de problema, depois definir uma meta global e elaborar o contrato do projeto;
Fonte: Autora, 2023.
  • Measure – Medição é o momento de definir o foco do projeto, medir quantitativamente dos dados e avaliar as causas potenciais no processo mapeado;
Fonte: Autora, 2023.
  • Analyze – Análise, com base em fatos e dados segue a analise das causas raiz do problema;
Fonte: Autora, 2023.
  • Improve – Melhoria, onde inicia a elaboração e execução do plano de ação, além de propor soluções e avaliar o risco dessa implementação;
Fonte: Autora, 2023.
  • Control – Controle, para finalizar nessa etapa o intuito é medir os resultados e definir mecanismos que garantam a sustentabilidade das melhorias alcançadas.
Fonte: Autora, 2023.
Em suma,

essa é a integração lean six sigma, incorporando a metodologia DMAIC, espero que tenham gostado e #partiu elaborar projetos de melhoria para tratar às oportunidades em aberto da sua empresa.

Postagens Relacionadas