Categorias
purple and blue light digital wallpaper

Six Sigma, what your target?

Olá, iniciamos o mês de inovações tecnológicas na engenharia e se você chegou até aqui, provavelmente tenha caído de paraquedas, ou simplesmente quer saber a respeito da ferramenta inovadora para aumentar a lucratividade do seu negócio. Como engenheira de produção, posso garantir que esse é o lugar certo, ideal para a ampliação do seu mindset.

Sem mais delongas, começamos com a pergunta: Six Sigma, what your target?/ qual o seu alvo?

Vamos lá,

Primeiramente o Six Sigma é uma metodologia que surgiu, na Motorola, nos Estados Unidos na década de 80. É conhecida por ser uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia de negócio a fim de criar uma cultura de melhoria contínua através dos objetivos estabelecidos.

Fonte: Autora, 2023
  • Beginning: Começo
  • Learning Objetives: Objetivos de aprendizagem
  • Improved Process: Processo Melhorado

Em outras palavras, você acabou de testemunhar o verdadeiro rascunho da Continuous Improvement que deveria ter na sua empresa, então…

Faça Valer a Pena!

Por exemplo, os principais Learning Objetives do Six Sigma estão ligados à gestão do negócio, incluindo a redução dos custos, otimização de produtos e processos, incremento da satisfação do cliente de forma a garantir maior lucratividade

Fonte: Autora, 2023

Certamente, para melhorar os resultados do negócio, e aumentar a qualidade dos processos, torna-se necessário o uso de ferramentas estatísticas para trabalhar as diversas oportunidades nos processos da empresa.

O Six Sigma em termos estatísticos…

Essa parte é um pouco mais complexa, porém para uma boa gestão do negócio o Six sigma depende de métricas, indicadores e dados confiáveis.

OS DADOS PRECISAM SER CONFIÁVEIS!

Como resultado para maior confiabilidade dos dados são analisadas as causas e os efeitos:

Causas: Entradas do processo, fontes de variabilidade.

Efeitos: Saídas do processo, medidas de qualidade.

Acima de tudo, a qualidade de um processo em termos estatísticos, é resultado da real verificação se os itens produzidos estão de fato dentro da especificação do cliente, podemos chamar essa verificação de Validação do Processo/Process Validation.

The Process Validation,

Funciona assim, imagina um jogo de dardos, onde o intuito é acertar o centro. Você começa o jogo com 99,9966% (nível 6 SIGMA – 3,4 defeitos) de chance para acertar o centro. E conforme temos círculos maiores e distantes do centro a porcentagem de acertos vai diminuindo caracterizando uma grandeza inversamente proporcional.

Fonte: Autora, 2023.
  • Specifications: Especificações
  • Client: Cliente
  • Standards: Normas
Sobre a Pontuação/ Score Six Sigma:
Fonte: Autora, 2023

Além desse score apresentado existem duas regras/rules para a classificação do Process Validation.

Rules
  • 1°/First: Ao acertar o centro, o processo é centrado com pouca variabilidade.
  • 2°/Second: Os dardos dispersos ao redor do centro, o processo é fora da meta e com grande dispersão.

Review

Em suma, o six sigma, com todo o seu ferramental promove a cultura de melhoria contínua. E sempre que falarmos em melhoria continua, na engenharia de produção, remete à inovação, pois toda inovação tecnológica surge através de algo já existente, que através de estudos é aprimorado e melhorado.

Seja em uma empresa de serviços, no setor agropecuário, de saúde ou até mesmo em uma indústria. O que todos tem em comum são os processos, e aqui que entra a minha função, como engenheira de produção para fazer a gestão desses processos utilizando a melhoria continua, ajudando você a chegar ao próximo passo e o próximo passo eu começo te perguntando:

Six Sigma, What your Target?

Postagens Relacionadas