Categorias

A partícula de Deus: a origem de tudo!

Você já ouviu falar do bóson de Higgs, também conhecido como a “partícula de Deus”? É uma pequena partícula que chamou a atenção de cientistas e do público.

Neste artigo, faremos uma introdução ao bóson de Higgs, o que é e por que é importante. Mas, para isso, vocês precisam estar preparados para mergulhar nesse universo quântico. Prontos?

Universo quantico

Conhecendo a partícula

Para começar, vamos falar sobre partículas. Tudo ao nosso redor é feito de partículas, como átomos, que compõem as coisas que vemos, tocamos e com as quais interagimos. Mas as próprias partículas são compostas de partículas ainda menores, como elétrons, quarks e muito mais. Os cientistas estudam essas minúsculas partículas há muito tempo para entender como o universo funciona.

Massa das partículas.

Uma coisa que os cientistas queriam entender era por que algumas partículas têm massa e outras não. A massa é o que faz os objetos parecerem pesados ​​ou leves, e é uma propriedade essencial das partículas. Mas por que algumas partículas o possuem e outras não?

A origem da partícula de Deus

Entra no bóson de Higgs. Na década de 1960, os cientistas Peter Higgs, Robert Brout e François Englert tiveram a ideia de que as partículas obtêm massa de um campo que permeia todo o espaço, chamado de campo de Higgs. O bóson de Higgs é a partícula associada a este campo, e sua descoberta confirmou a existência do campo de Higgs.

Sem o campo de Higgs, as partículas se moveriam pelo espaço na velocidade da luz e não seriam capazes de se agrupar para formar os átomos e moléculas que compõem nosso mundo.

Partículas no campo de Higgs

Pense assim: imagine uma sala cheia de uma substância, como a água. Se você tentar se mover na água, ela resiste e diminui sua velocidade, fazendo você se sentir mais pesado. É como as partículas interagem com o campo de Higgs. Algumas partículas, como elétrons e quarks, interagem fortemente com o campo de Higgs e, portanto, têm massa. Outras partículas, como os fótons, não interagem com ela e, portanto, não têm massa.

O descobrimento da partícula de Deus

Sobretudo, a busca pelo bóson de Higgs levou décadas e envolveu milhares de cientistas e engenheiros trabalhando juntos na maior colaboração científica da história, o Large Hadron Collider (LHC). O LHC é um enorme acelerador de partículas localizado na Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), na Suíça. Ele foi construído para acelerar prótons quase à velocidade da luz e esmagá-los, criando uma chuva de partículas subatômicas que podem ser detectadas e analisadas.

Origem da partícula de Deus.

Finalmente, após anos de preparação, o LHC detectou evidências do bóson de Higgs em 2012. A descoberta foi um marco importante na física de partículas, confirmando a existência do campo de Higgs e fornecendo uma peça que faltava para o Modelo Padrão. Além disso, validou décadas de pesquisa e trabalho teórico, rendendo a Peter Higgs e outros cientistas envolvidos na teoria o Prêmio Nobel de Física em 2013.

Conclusão

Mas por que é chamada de “partícula de Deus”? O termo foi cunhado por Leon Lederman, um físico que escreveu um livro sobre a busca pelo bóson de Higgs. Ou seja, ele queria dar um nome que chamasse a atenção, e pegou.

Então, em resumo, o bóson de Higgs é uma pequena partícula que ajuda a explicar por que as partículas têm massa. E embora seja chamada de “partícula de Deus”, na verdade é apenas uma partícula que nos ajuda a entender o universo um pouco melhor.

Curtam! Compartilhem! E não se esqueçam de acompanhar o blog da Engenharia!

Postagens Relacionadas