Categorias

A Sua empresa já é LEAN?

Essa leitura é para você que trabalha no setor da agropecuária, indústria, educação, área da saúde, ou até mesmo presta serviços ao mercado consumidor e você quer eliminar os desperdícios da empresa, otimizar os processos, aumentar a lucratividade além de trazer ganhos ao empreendimento. Todos esses problemas podem ser solucionados através da ferramenta conhecida como Lean Manufacturing, a Manufatura Enxuta. Mas e ai, a sua empresa já é Lean?

Vamos lá,


Primeiramente com a Segunda Guerra (1939 – 1945), vieram inúmeros desastres principalmente para alguns países. E dentre esses países que mais sofreram com a guerra, no Japão ocorreu o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki. Após o bombardeio e outras consequências da guerra, tudo o que a cultura japonesa tinha realizado em questão social e econômica foi devastado.

Porém o que os Japoneses não sabiam é que era apenas o começo do fim, pois no período pós-guerra, William Edwards Deming, um dos gurus da qualidade, foi até o Japão ensinar sobre os métodos de qualidade da época, promovendo o uso do ciclo PDCA e o conceito de melhoria contínua, com essa metodologia, foi possível reerguer a cultura japonesa.

Ciclo PDCA

CURIOSIDADE


O ciclo PDCA basicamente é uma das ferramentas que são utilizadas atualmente para a gestão de projetos, tudo depende do problema a ser trabalhado, pois tem outras ferramentas de qualidade e no caso do PDCA as etapas são divididas em quatro:

  • Primeira etapa “Planejar”(Plan);
  • Segunda etapa “Fazer”(Do);
  • Terceira etapa “Checar”(Check);
  • Quarta etapa “Ação”(Action).

O sistema Toyota de Produção (TPS)

Logo em seguida, na década de 50 temos a origem do sistema Toyota de Produção (TPS). O TPS é um um sistema que tem com foco identificar e eliminar os desperdícios dos processos de produção, além de ter como objetivo a redução de custos, aumento da qualidade e a velocidade de entrega de produtos aos clientes, é basicamente a produção enxuta, em outras palavras, é o lean manufacturing.

Lean Manufacturing

O termo Lean Manufacturing surgiu em 1990, quando James Womack e Daniel Jones publicaram o livro “The Machine That Changed The World” em português, “A Máquina que Mundou o Mundo”.

Sobre o Livro,

Basicamente é um livro que pode ser utilizado em universidades para formar lideres e gestores visando o ambiente industrial, pois ele descreve os conceitos e métodos de trabalho aplicados no Sistema Toyota de Produção e toda a revolução da indústria automobilística, inclusive a Ford e General Motors (GM) são mencionadas nesse livro.

Ok, mas o que é Lean na empresa?

O Lean vai elencar os fatores internos e externos que envolvem a produção, o volume dessa produção, as ferramentas utilizadas para gerar o produto ou serviço, a mão de obra que vai ser aplicada e a qualidade embutida em todo esse serviço para assim custear e agregar valor ao cliente/mercado.

Princípios do Lean

A padronização de tarefas são a base para a melhoria contínua, pois ao nivelar a carga de trabalho para ter um fluxo contínuo de processo, e o processo trabalhando em um sistema puxado evita a superprodução.

Produção sem gargalos

Além do mais quando esse fluxo continuo é criado, trazemos os problemas à tona e então construímos uma cultura de solução do problema para obter a qualidade desejada logo na primeira tentativa e especificar valor sob a ótica do cliente, evitando assim os gargalos da produção, em outras palavras evitando os oito desperdícios do lean.

Mas e ai, a sua empresa é Lean?

Em suma, agora você conhece o que a ferramenta Lean Manufacturing proporciona, o ideal é procurar um especialista em Lean para aplicação.

Aplicar o Lean é ter a oportunidade de transmitir uma nova forma de pensar para os nossos colaboradores.

Postagens Relacionadas