Categorias

Está na hora de você ser um Engenheiro!

A um tempo atrás, enquanto conversava com um colega de trabalho sobre nossa trajetória profissional, ele me conta que no início da sua carreira, um dia seu chefe jogou isso na cara dele “está na hora de você ser um engenheiro!”.

E desde então isso ficou na minha mente, como um conselho indireto repassado através da experiência do outro. Bom, oficialmente ele já era um engenheiro formado. Mas o que seu chefe quis dizer com isso, era que já estava na hora de ele agir, pensar, falar e ser um engenheiro.

Como eu estava no início da minha carreira, comecei a levar isso como um mantra em vários momentos. Sempre me perguntando “será que estou sendo uma engenheira?”. Isso faz você parar e pensar as vezes, sobre as ações que já tomou, as que está para tomar, aonde quer chegar.

Toda análise se exige uma crítica

Geralmente iniciamos a carreira como estagiários durante a faculdade, assistentes e analistas quando já formados. É quase zero a chance de você sair da graduação como engenheiro. Então, sua vida profissional começa de forma que você não será o responsável por ter que tomar grandes decisões, ou liderar pessoas.

Mas lembre-se, você fará parte do processo de uma tomada de decisão, e de vários projetos. Ou seja, quando você estiver fazendo o trabalho nos bastidores, nada te impede de incluir suas conclusões.

Pense em começar a entregar além do que lhe é proposto, se envolva no processo todo e não apenas em uma parte dele, questione, critique, proponha. A tendência é que com o tempo, você naturalmente seja peça importante na decisão final.

Engenheiro faz muito com pouco

Não é exatamente fazer milagre com pouco recurso (as vezes sim), mas minimamente usar somente o necessário para se ter um bom resultado. O que eu quero dizer com isso? Bom, um dos maus de muitos profissionais da engenharia, é não saber trabalhar com a escassez.

Ou seja, essas pessoas não conseguem sair do trilho, pensar fora da caixa, resolver o problema. Porque sim! Um dos maiores problemas geralmente será esse – falta de recurso. Onde você terá que se reinventar dentro do que se tem e do que é possível. Ser um Engenheiro!

Mas o que acontece muitas vezes, são profissionais falando que não dá, não tem como, não é possível. Você já tentou? Então é melhor tentar primeiro. Nem tudo se exige muito recurso, ou muito esforço. E quando você começar a ser um engenheiro, conseguirá enxergar isso com clareza e o caminho se tornará mais fácil.

Pare de colocar as dificuldades na frente de tudo, isso fará parecer que as soluções são nulas.

Seja, antes de ser efetivamente

Acredito que o objetivo de grande parte dos profissionais da engenharia, é chegar a um cargo de liderança. Mas até lá, tem muitos degraus a serem vencidos.

E como fazer isso? Bom, nada te impede de você ser um analista enquanto você efetivamente é um assistente, nada impede você de ser um coordenador enquanto você é um supervisor. Mas calma, não estou falando para você ir lá e dominar o cargo que você quer.

Tudo vai acontecer naturalmente, vai chegar uma hora que você já vai tirar de letra tudo o que é seu dever fazer, e pra se desafiar você precisará fazer o “além do que você está sendo pago para fazer”.

Mas lembre-se, a atitude deverá vir de você. Saia da sua zona de conforto, deixe claro seus objetivos para seu líder, vá atrás do que você quer. Porém, haja com humildade, lembre-se que existem pessoas ali que já estão a anos, então ouça-as, aprenda com elas, não queira fazer tudo sozinho e nem se acha o dono da verdade.

E como saber que chegou a hora?

Dificilmente você vai saber, até porque o mal do ser humano é nunca se achar bom o suficiente. Mas você vai sentir quando não houver mais desafios, quando cair na rotina, quando acabar o frio na barriga.

Quando as pessoas confiarem grandes responsabilidades e decisões a você. Quando você começar a pensar olhando para o todo, quando você começar a perder os cabelos (brincadeira). Você estará mais maduro, mais confiante.

Mas não tire os pés do chão, Engenheiro não é um Deus, você é um profissional assim como vários que existem. Então conquiste seu espaço com seu bom trabalho, assuma os erros e seja ético em tudo o que fizer.

Sempre se lembre – existe um profissional de engenharia em cada esquina, mas onde estão os engenheiros de verdade? O que você fará de diferente dos outros? Qual será o seu diferencial? E como você fará a diferença?

Postagens Relacionadas