Categorias

Alimentos Orgânicos: Do que você se alimenta?

Antes de tudo, a agricultura orgânica é mais que somente não aplicar químicos, é também qualidade de vida. Uma pergunta, do que você se alimenta? Sabia que os orgânicos podem incluir a parte vegetal, animal, extração e processados!? O que você leva para sua mesa? Sou Gui Matos e olha o que preparei para você!

O que é agricultura orgânica?

Antes de mais nada, pode ser definida como um sistema de produção, próximo da natureza com mínimos danos. Por isso, exclui o uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos, hormônios e demais aditivos químicos. São sistemas produtivos, com eficiência na utilização de recursos naturais, com rentabilidade econômica. Devem ser alimentos livres de resíduos tóxicos, sofrendo processamento ou não!

Sob o mesmo ponto de vista, a agricultura orgânica reúne vários modelos de agricultura como a biodinâmica, natural, biológica, permacultura ou agroecológica, como é dito na Lei 10.831/2003. A agricultura familiar do Brasil é a oitava maior produtora de alimentos no mundo, garantindo destaque no agronegócio mundial.

Agricultura orgânica: Brasil

O Brasil tem por volta de 17 mil propriedades certificadas, sendo a maior parte de pequenos produtores, assim sendo um grande produtor mundial de alimentos orgânicos. A região sul destaca-se com pouco mais de seis mil produtores, seguida das regiões Sudeste e Nordeste com cerca de quatro mil produtores.

Além disso, a nível Brasil mais preciso no ano de 2014, a agricultura orgânica movimentou cerca de R$ 2 bilhões. A área cultivada em sistema orgânico em 2015 foi de aproximadamente 950 mil hectares. Onde é cultivado produtos como: Verduras, Legumes, frutas,  cereais e industrializados.

Orgânicos
Qualidade de vida.

Como produzir orgânico?

A princípio, o planejamento é uma parte fundamental na agricultura orgânica, diferente do preconceito onde tem quem ache que a produção orgânica é algo largado. O planejamento além de tratar de forma correta os recursos utilizados na produção orgânica (água, terra, plantas, animais…).

Para você produzir de forma orgânica algumas dicas são sempre bem vindas, então aí vai algumas delas:

  • Trate os resíduos de forma que não contamine o ambiente;
  • Aumente a diversidade de planta, animais e cultivos;
  • Aproveite o máximo da sua produção, exemplo reutilizar o esterco, e restos vegetais para adubação;
  • Realize rotação de culturas;
  • Conserve fontes de água;
  • Promova o bem-estar animal.
Horta Orgânicos
Diferentes cultivos em mesmo espaço.

Vantagens

Logo, as principais vantagens da agricultura orgânica são:

  • Preservação dos recursos naturais;
  • Produção de alimentos saudáveis e de maior qualidade;
  • Sustentabilidade e baixo impacto ambiental;
  • Manutenção da biodiversidade;
  • Uso de adubos naturais;
  • Rotatividade de culturas;
  • Solo saudável e rico em nutrientes;
  • Utilização de energias renováveis.

Desvantagens

Por outro lado, as principais desvantagens da agricultura orgânica são:

  • Impacto ambiental com o uso pesticidas e agrotóxicos de origem orgânica;
  • Produtos mais caros que os convencionais.
  • Dificuldade de insumos apropriados para a produção orgânica; comercialização; assistência técnica; logística; certificação; distribuição e gestão.

Quais os produtos mais consumidos?

Contudo, no orgânico em primeiro lugar conforme pesquisa de Organis, primeiro vem o consumo de verduras (63%) , em segundo estão empatados por legumes e frutas (25%) e por ultimo os cereais (12%).

produção agricultura orgânica
Verduras/legumes/frutas/cereais.

De antemão, o selo é muito importante nas embalagens, muitas vezes por conta dele, são buscadas mais informações na própria embalagem, e maior é a probabilidade de compra do produto por confiança.

Orgânico Brasil
Selo de produto orgânico Brasil.

Por que consumir agricultura orgânica?

Nesse sentido, a equipe Organis em pesquisa desenvolvida, mostrou que a principal motivação para o consumo de orgânicos é o conhecimento de que se trata de um produto mais saudável, também por indicações nas mídias e por profissionais da área da saúde.

 Consumo de orgânicos

Assim como existe uma elevada disposição a consumir mais produtos orgânicos, existem fatores limitantes, onde o preço é citado como maior limitador (62%), seguido por falta de lugares próximos (32%), falta de conhecimento (11%), falta de confiança mesmo com certificação/selo (4%) e empatados com 2% falta de tempo para cozinhar e comprar.

orgânico
Fatores limitantes para aumento do consumo.

Interesse em orgânicos

Contudo, você sabia que pelo menos metade da população possui  algum interesse em consumir orgânicos? Mas, é claro que também tem quem não queira (3 em cada 10) e afirmam não ter sequer interesse em conhece-los.

Enfim, e você faz parte de qual grupo? Criticar tudo ou escolher um lado e achar que é o único certo, é errado. Mantenha a vida com equilíbrio, consuma de tudo, do nosso “AGRO”.


Postagens Relacionadas