Dias melhores! Esta é a expectativa de todos para 2022: primeiramente a redução de casos de COVID, juntamente com o aumento das oportunidades de emprego, além da redução do número de acidentes no trabalho. A ABRACOPEL nos apresenta anualmente, desde 2008, um estudo de Engenharia, que dá suporte para a criação de ações necessárias para a redução do número de acidentes.
O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, tem como resultado um estudo detalhado sobre o número de acidentes relacionados com eletricidade. Este Anuário é emitido pela ABRACOPEL analisando as principais causas dos acidentes com eletricidade além de detalhar os Estados onde são mais recorrentes.
O resultado desta análise dá origem a um material rico em informações, indicando a incidência de acidentes por localidade,
Um dos melhores meios de trabalharmos na redução dos acidentes, por exemplo, é entender de maneira sistemática como e onde eles acontecem, William Deming já afirmava sabiamente:
O que é a ABRACOPEL
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), teve seu início em 2005, criada por profissionais preocupados, acima de tudo, com o alto índice de acidentes com eletricidade.
Metodologia de Coleta de Dados
A coleta de dados é realizada através do levantamento dos eventos noticiados nos veículos de imprensa de todo o Brasil. O que cria uma cenário sobre o comportamento e tendências em relação aos acidentes relacionados com Eletricidade, entretanto este cenário pode ser incompleto pois nem todos os eventos são notificados.
O Anuário
O Anuário da ABRACOPEL, classifica os acidentes com eletricidade em 3 grandes grupos: Choque Elétrico, Incêndios (de origem elétrica) e Descargas Atmosféricas.
Primeiramente o anuário nos apresenta uma panorama geral dos acidentes com eletricidade no Brasil, de modo a contextualizar a relevancia do estudo. Na sequencia são apresentados os resultados de acidentes com choque elétrico, sobrecarga e descargas atmosféricas, e o acompanhamento do números de acidente.
Infelizmente o estudo nos mostra que o número de acidentes voltou a crescer em 2021, após queda no ano anterior, o que pode estar correlato ao confinamento causado pela COVID-19.
Acidentes com Choque Elétrico
O maior número de acidentes com eletricidade é causada por choques elétricos, conforme aponta o Anuário.
Os dados demonstram uma pequena redução no número de acidentes que levaram a óbito, se comparados aos números de 2020. Entretanto o indicador ainda aponta 674 fatalidades no ano, ou seja, morrem quase 2 pessoas por dia devido a choques elétricos.
O Anuário nos apresenta um relatório rico em detalhes da distribuição destes acidentes, no Brasil nos permitindo realizar uma análise mais minuciosa dos fatos. Por exemplo a Região Nordeste lidera em número de mortes percentualmente. Por outro lado, o estado de São Paulo é campeão quando analisados os números absoluto. Entretanto não podem ser considerados apenas os números absolutos, é preciso levar em consideração a densidade demográfica, e analisando por este lado, estado do Acre infelizmente em 2021 é considerado o estado que mais apresenta mortes por choque elétrico (quantidade de mortes por milhão de habitantes).
Acidentes com Incêndios causados por Sobrecarga
Os incêndio causados por sobrecarga, são o segundo grande motivo de altos números de acidentes. Do mesmo modo que os acidentes por choques elétricos, os números de acidentes por sobrecarga vem crescendo ano após ano. Este aumento é impactado primeiramente pelo uso de materiais de baixa qualidade. Da mesma forma que pelo uso de equipamentos de maneira incorreta e imprudente, como por exemplo a utilização de “benjamins” e de adaptadores, como podemos verificar no artigo da Eng. Ana Carolina Gontijo.
O aumento percentual destes acidentes de quase 10%, pode esclarecer o aumento discreto nos números totais visto anteriormente (+- 5,2%), considerando que os outros grupos tiveram quedas em seus números.
Acidentes causados por Descargas Atmosféricas
Os acidentes causados por descargas atmosféricas apresentaram uma queda nos últimos 2 anos, contudo, apesar dos números serem mais baixos que os acidentes com choque elétrico e causados por sobrecarga, este tópico merece destaque por ter um índice de letalidade muito mais alto que os demais.
Análise dos Dados
Em conclusão, podemos citar dois pontos de destaque:
- Os acidentes causados por choque elétrico na sua maioria acontecem com profissionais da área elétrica, mas não por falta de segurança, e sim por excesso de auto confiança como demonstrado na pesquisa “PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA COM ELETRICIDADE“ também publicada pela ABRACOPEL;
- Utilização de materiais de baixa qualidade, como por exemplo fios e cabos desbitolados, aumentam o número de incêndios e consequentemente o número de acidentes causados por sobrecarga.
Em suma: a análise dos dados nos coloca em alerta para a necessidade de trabalhar fortemente para a redução do número de acidentes, atuando em primeiro lugar nos aspectos comportamentais do profissional e, além disso, na necessidade de utilização de materiais normatizados.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes“.
Albert Eistein
Fonte: ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA 2022 – Ano base 2021
MARTINHO, Meire Biudes; MARTINHO, Edson; DE SOUZA, Danilo Ferreira (Org.). ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA 2022 – Ano base 2021. Salto-SP: Abracopel, 2022. DOI: 10.29327/560614