O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Apagão do CNPq e o currículo Lattes

O CNPq ou Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico é um dos órgãos responsáveis pelos financiamentos e bolsas de estudos para pesquisas cientificas estudantis.

Criado na década de 50, o objetivo do CNPq é incentivar a pesquisa e desenvolvimento cientifico no Brasil e está atrelado ao poder publico, respondendo atualmente ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), comandado por Marcos Pontes.

Embora tenha grande abrangência no setor público, atua também no setor privado, auxiliando diversos alunos e professores no desenvolvimento de suas pesquisas.

O CNPq é o responsável por hospedar a plataforma Currículo Lattes, assim como disponibilizar bolsas para pesquisas de graduação. Porém, sua atuação é muito abrangente , incluindo também programas de bolsas para alunos do ensino fundamental e médio.

Grandes iniciativas foram gerenciadas pelo CNPq, como o programa Ciência sem fronteiras que fornecia bolsas de estudos para intercâmbios, mas infelizmente foi encerrado por falta de orçamento.

Cientista
Cientista

Dificuldades econômicas

A entidade vem sofrendo a um certo tempo com a liberação de verbas, impactando assim na manutenção dos programas e na liberação de bolsas, que fomentam o desenvolvimento de importantes pesquisas no pais.

A importância das pesquisas é sentida principalmente em questões urgentes como a pandemia do COVID-19, crises como a de Dengue, Ebola, entre outras. Em momentos assim as pesquisas em saúdes são indispensáveis para auxiliar a população.

Vacinas
Imagem de torstensimon por Pixabay

Currículo Lattes

A plataforma Lattes é a integração dos dados de currículos de pesquisadores e dados de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema. Ela foi adotada como um padrão nacional único de informações, sendo seu nome uma homenagem ao pesquisador Cesare Lattes.

O Apagão

Desde a semana do dia 23 de julho a plataforma está indisponível após uma falha tecnológica. O presidente do CNPq confirmou em entrevistas que o apagão ocorreu devido a queima de um equipamento e que estão trabalhando nos reparos.

O CNPq tem em 2021 o menor orçamento desde 2012. Seu presidente Evaldo afirmou em entrevista a Folha que há um backup e estão trabalhado para restaura-lo, de forma que assim não haja atrasos nos pagamentos de bolsas, prestação de contas, entre outras atividades dependentes da plataforma.

Total
0
Shares
2 comentários
  1. Sou bolsista do CNPq, e sei como é importante para os pesquisadores. É uma pena se deparar com órgãos que incentivam pesquisadores sendo sucateados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese