Categorias

Apagão do CNPq e o currículo Lattes

O CNPq ou Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico é um dos órgãos responsáveis pelos financiamentos e bolsas de estudos para pesquisas cientificas estudantis.

Criado na década de 50, o objetivo do CNPq é incentivar a pesquisa e desenvolvimento cientifico no Brasil e está atrelado ao poder publico, respondendo atualmente ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), comandado por Marcos Pontes.

Embora tenha grande abrangência no setor público, atua também no setor privado, auxiliando diversos alunos e professores no desenvolvimento de suas pesquisas.

O CNPq é o responsável por hospedar a plataforma Currículo Lattes, assim como disponibilizar bolsas para pesquisas de graduação. Porém, sua atuação é muito abrangente , incluindo também programas de bolsas para alunos do ensino fundamental e médio.

Grandes iniciativas foram gerenciadas pelo CNPq, como o programa Ciência sem fronteiras que fornecia bolsas de estudos para intercâmbios, mas infelizmente foi encerrado por falta de orçamento.

Cientista
Cientista

Dificuldades econômicas

A entidade vem sofrendo a um certo tempo com a liberação de verbas, impactando assim na manutenção dos programas e na liberação de bolsas, que fomentam o desenvolvimento de importantes pesquisas no pais.

A importância das pesquisas é sentida principalmente em questões urgentes como a pandemia do COVID-19, crises como a de Dengue, Ebola, entre outras. Em momentos assim as pesquisas em saúdes são indispensáveis para auxiliar a população.

Vacinas
Imagem de torstensimon por Pixabay

Currículo Lattes

A plataforma Lattes é a integração dos dados de currículos de pesquisadores e dados de instituições da área de ciência e tecnologia em um único sistema. Ela foi adotada como um padrão nacional único de informações, sendo seu nome uma homenagem ao pesquisador Cesare Lattes.

O Apagão

Desde a semana do dia 23 de julho a plataforma está indisponível após uma falha tecnológica. O presidente do CNPq confirmou em entrevistas que o apagão ocorreu devido a queima de um equipamento e que estão trabalhando nos reparos.

O CNPq tem em 2021 o menor orçamento desde 2012. Seu presidente Evaldo afirmou em entrevista a Folha que há um backup e estão trabalhado para restaura-lo, de forma que assim não haja atrasos nos pagamentos de bolsas, prestação de contas, entre outras atividades dependentes da plataforma.

Postagens Relacionadas
Perícia judicial
consulte Mais informação

Tudo que você precisa saber sobre Perícia Judicial na Engenharia

Conflitos acontecem e muitas vezes não podem ser resolvidos de forma amigável, sendo necessário o envolvimento de um…