BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Como estruturar um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio?

Muitos profissionais quando iniciam sua carreira na elaboração de Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). E ficam perdidos com o início da estruturação e a forma de apresentação do projeto. Neste artigo eu separei os principais temas e dúvidas de quem está iniciando na área.

A pergunta que frequentemente me fazer é se é preciso ser cadastrado do corpo de bombeiros para aprovar projeto de prevenção e combate a incêndio. E a resposta é sim, porém isso irá depender diretamente do seu estado. Apesar de, a grande maioria dos estados exigir o cadastro no Corpo de Bombeiros e ainda uma anuidade para se manter ativo o cadastro, isso não é regra. Para alguns estados o cadastro do profissional projetista é feito sem que haja a cobrança de uma anuidade ou algo semelhante.

Entretando, como é protocolado este projeto para a análise? A análise do PPCI pode ocorrer fisicamente ou digital, e você consegue identificar isso no site do Corpo de Bombeiros do seu estado. Quando físico é entregue ao Setor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do batalhão da sua região. Já quando é digital o protocolo ocorre online no sistemado próprio corpo de bombeiros, dentro do seu cadastro de profissional projetista.

Aspectos a serem observados no PPCI

Agora, a forma de apresentação deste projeto no protocolo pode variar de um estado para outro, e nos seguintes formatos: .dwg, dwf ou pdf.

É bom lembrar que para estruturação de um PPCI é importante ler com atenção a instrução técnica que trata da forma de apresentação deste projeto. Inclusive um erro que quase todos os projetistas iniciantes cometem é não configurar as cores no PPCI de acordo com o especificado.

No PPCI-Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio basicamente todo projeto deve ser apresentado limpo e em cores cinza e preto. Nada de colorido no PPCI, as cores são exclusivamente vermelhas somente para o dimensionamento dos sistemas de segurança contra incêndio (extintores, hidrantes, detecção, etc.).

Outro aspecto muito importante quando se vai estruturar um PPCI pela primeira vez é verificar qual a ordem de apresentação das prancha de detalhes. Sim, dependendo do estado os detalhes são apresentados na primeira prancha ou na última. Além dos detalhes também são apresentados os quadros de medidas de segurança contra incêndio, quadro de áreas e outras informações pertinentes ao projeto.

Neste artigo procurei trazer o itens mais importantes na estruturação de um PPCI, e eles foram escolhidos com base no meu início como projetista em incêndio e também com as principais dúvidas que recebo dos meus alunos.

É importante entender também que toda informação de apresentação e estrutura de projeto se encontra disponível nas instruções técnicas de cada estado, especificamente na de procedimento administrativos/apresentação de projeto técnico.

Quer saber mais sobre o assuntos? Me siga nas minhas redes sociais @elainefagoncalves.

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!