BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias
silhouette of woman wearing black hat and black coat

Como ser o engenheiro que as empresas procuram?

Conquistar uma posição como engenheiro é o desejo de todo universitário da área, no entanto há algum tempo cursar uma faculdade deixou de ser o diferencial para uma carreira de sucesso. Apesar de este já ser um fato conhecido, muitos profissionais ficam perdidos no momento em que concluem seus cursos, não sabendo como e nem por onde começar. Por isso, este artigo funcionará como um bate-papo para motivar e inspirar àqueles que desejam a tão sonhada colocação profissional.

O início da trajetória

Entrar na faculdade é uma grande conquista, envolve lutas e abdicações que só quem passa, entende. Os desafios já aparecem logo de início, com os alunos, em sua maioria, enfrentando dupla jornada de estudar e trabalhar. Apesar disso, a realidade atual é que as exigências para alcançar uma boa oportunidade de trabalho vão além daquelas vistas dentro da universidade. Estudar para um bom desenvolvimento é essencial, mas não é só isso que vai te levar para o próximo nível.

Sendo assim, veremos no decorrer deste artigo insights que irão te auxiliar na busca da recolocação ou até mesmo da transição de carreira.

Início
Fonte: Blog da Engenharia, 2022.

Aproveite a faculdade

Você pode ter lido e estar se perguntando, “Como assim aproveitar a faculdade?”. E minha resposta para você é: sim! Aproveite todas as oportunidades que tiver, busque aprender ao máximo e a minerar oportunidades. As faculdades costumam promover feiras, visitas e programas que além de contribuírem tecnicamente, geram um plus no currículo.

Faça networking

Essa é uma prática super importante e que deve ser levada para sua trajetória enquanto engenheiro. O primeiro lugar onde podemos e devemos fazer networking é dentro da sala de aula, tanto com nossos colegas quanto com os professores. Daí a importância de se envolver em atividades ainda como estudante, isso vai te trazer serviços e parcerias para vida toda.

Ainda neste tópico, acho válido destacar a importância de ter um mentor, alguém em quem se espelhar. Aprender com a experiência de outra pessoa é no mínimo inteligente, possibilita um caminho sem os percalços que aquele mestre precisou enfrentar para adquirir o conhecimento em questão.

Vença o medo

Se existe um sentimento presente na vida do novo engenheiro é o medo. De não ser bom o suficiente, não conseguir mostrar seu valor ou até mesmo não conseguir ingressar na área. E eu posso te dizer duas coisas: a primeira é que todos temos medo e a segunda é que ele não se extingue da vida, rs…

O medo de iniciar, por exemplo, vai passar (se você persistir, é claro). No entanto, sempre existirão novos desafios e que bom por isso! Evoluir é o que nos dá propósito e move nossas vidas. Por isso, não deixe que o medo te paralise e te impeça de realizar seus planos. Experimente começar e permita-se errar, seja humilde.

Seja um eterno aprendiz

Esse é um tópico que, de certa forma, se interliga ao anterior, porque acredito muito que para tentar algo novo precisamos estudar. Certa vez ouvi de um professor que, para resolver um problema era preciso: “pesquisar, aprender e concluir”. Confesso que naquele momento não gostei do que ouvi, rs. Mas, há algum tempo isso faz todo sentido na minha vida.

Quando falo de estudar, não me refiro a fazer cursos de pós-graduação (apesar de ser algo que tem meu apreço), mas quero fomentar à prática de estudo, o interesse em aprender para ser profissional diferenciado, que trabalha para fazer entregas de muito valor a seus clientes. Ah, e não engane-se, estudar não é uma prática apenas para seu momento atual. Se você deseja ser o engenheiro que as empresas procuram, ser um eterno aprendiz não é negociável.

Fale inglês

Num mercado cada vez mais competitivo, falar inglês não é mais um diferencial, é uma obrigação. Sei que somos engenheiros, da área de exatas, mas essa é uma realidade que veio para ficar. Eu mesma, escrevo esse item como uma autocrítica, sendo algo que preciso melhorar.

Tenha um LinkedIn

Por último, mas não menos importante, tenha um LinkedIn. Por lá, muitos recrutadores buscam profissionais como você. E vamos falar a verdade, de nada vale ser um ótimo engenheiro se as empresas não conseguem ver isso.

Espero que este conteúdo te ajude muito!!! Boa sorte!!!

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Parabéns pelo seu esforço e todo o trabalho que vem desempenhando, acredito que está no caminho certo não tem como se melhorar profissionalmente estacionado e sem perspectiva de buscar sempre o conhecimento. Não tenho dúvida que o estuda é a única forma de liberdade e crescimento. Seja feliz sempre e tenha sucesso em tudo que você acredita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!