Categorias

Como seria se eu entrasse hoje na faculdade de Engenharia?

O título está em primeira pessoa, porque eu realmente irei dar a minha visão em cima da experiência que tive na faculdade de engenharia.  

As pessoas, sempre resumem essa experiência, falando que você entra com uma cabeça e sai com outra bem diferente. Em suma é bem isso mesmo, e essa transformação eu gosto de chamar de “maturidade”.  

Então, nesse artigo irei contar para você, algumas coisas que eu faria diferente caso eu voltasse para a faculdade de engenharia hoje. E apenas observando, que faz dois anos que saí de lá… 

Sem desespero no Cálculo I 

Faculdade

Na maior parte das grades de engenharia, no primeiro semestre já tem a matéria de cálculo I. E eu lembro muito bem, que inicialmente minha turma tinha umas cinquenta pessoas, mas logo após a primeira prova, essa quantidade foi reduzindo drasticamente. 

O que mais assusta nesse ponto, é que você vai dar de cara com muitas pessoas que já tiveram contato com os assuntos abordados e possuem muita facilidade. Então nesse momento você vai começar a achar que não se encaixa ali. 

E o que eu quero dizer com tudo isso? Não fique pensando em desistir logo no início e muito menos ficar se comparando às outras pessoas.

Porque sinto em te dizer, que tem coisas piores pela frente, e você não pode deixar que esses sejam os motivos que façam você querer desistir.

Sim! Eu pensei em desistir… Várias vezes!

Confira a prova antes de entregar 

Faculdade

Principalmente as que envolvem cálculo. Você vai começar a perceber o quanto um sinal errado pode prejudicar seu semestre. Ou seja, a falta de atenção e pressa tem que estar fora nesse momento. 

Então, sempre tente guardar uns minutos ou aproveite o tempo final das provas para você fazer uma revisão. Isso pode te salvar em muitos momentos! 

Até eu aprender isso, levou tempo…

Não deixe para estudar no final do semestre 

Faculdade

Não comece o semestre empurrando as coisas com a barriga. O melhor que você faz é começar com o gás todo. Estude, dê seu melhor nas primeiras provas, e garanta seu semestre.  

A pior ideia que o estudante de engenharia tem, é achar que vai se salvar no exame. Eu já achei várias vezes, mas no final fui chegando à conclusão de que isso era mais maçante e desgastante. Em suma o que ganhei foram algumas dependências, não por falta de estudar, mas por não saber o que priorizar. 

Eu me sentia perdida em vários momentos, e esse era um dos motivos pelos quais eu pensei em desistir algumas vezes.

Participe de grupos de estudo 

Se eu soubesse que estudar em grupo é muito mais produtivo que fazer sozinha, eu teria feito isso desde o início. Mas devido a questões de logística do meu dia a dia, eu não conseguia me enturmar e me juntar a essas pessoas. 

Bom, chegou um momento – anos depois de entrar na faculdade -, que eu comecei a priorizar as coisas, então cheguei ao ponto de matar uma aula para se reunir com o pessoal, e estudar para uma prova que sabíamos que seria difícil. E no final as coisas aconteciam de forma mais fácil.  

Mas calma, não estou falando para você matar aula, cada um tem sua forma de priorização. E em alguns momentos temos que fazer escolhas do tipo – para qual prova irei estudar mais?

Terapia 

O período da faculdade para mim foi um dos mais difíceis na minha vida, em vários sentidos. E com toda certeza, se eu fosse atrás de fazer terapia, ou buscar algum tipo de ajuda, tudo se tornaria mais leve. 

Felizmente, hoje várias faculdades contam com um centro de apoio psicológico, até porque nem todo mundo tem condições de pagar por um profissional. Então posso dizer, que eu cuidaria muito mais da minha saúde mental, isso seria minha prioridade. 

Acredito que se sua mente estiver bem, e se você souber dos seus gatilhos e limites, tudo irá fluir melhor, mesmo que seja difícil. Mas você saberá como lidar com as coisa na maioria das vezes.

Busque ajuda da sua coordenação de curso 

Infelizmente, eu peguei algumas dependências durante a faculdade. E todo mundo sabe que isso acaba bagunçando seu próximo semestre, você acaba tendo que sambar pra encaixar o máximo de matérias possível pra não atrasar mais ainda a conclusão do seu curso. 

Primeiro, pegar dependência não é o fim do mundo, e segundo, quando for montar sua grade, procure sua coordenação de curso. Um dos papeis deles, é dar suporte aos alunos na organização semestral, e direcionar para as melhores escolhas possíveis. 

Então, quando eu descobri isso – já tinha passado da metade da faculdade – vi que as coisas faziam mais sentido e conseguia ver uma luz no fim do túnel. 

Bônus 

Em resumo, aprenda com seus erros, não fique se comparando com os outros, foque no seu objetivo, não empurre seus problemas com a barriga, e tudo depende só de você. 

Sempre gosto de focar na saúde mental, sabe por quê? Porque na faculdade você aprende as coisas na marra, sabe aquele negócio de “vai pelo amor ou pela dor”? Então, é isso mesmo, ou você vai, ou você vai. Ou seja, você cria maturidade, você faz coisas que nunca se imaginava fazendo, porém você precisa estar aberto as mudanças, e aprender com tudo. 

A saúde mental tem grande peso nesse processo, então você precisa se atentar muito a esses pontos. Sem contar que às pessoas que estão à sua volta contam demais, busque pessoas que te influenciem de forma positiva, que te ajudem.

Espero que esses pontos possam te ajudar a sofrer menos durante esse processo da Engenharia. E não desista futuro Engenheiro!

Postagens Relacionadas