Categorias

Por que é importante a Consultoria Técnica de Engenharia aos Condomínios?

A sociedade precisa cultivar o hábito de prevenir. Portanto, se faz necessário a atuação constante do engenheiro na gestão condominial dando segurança ao síndico e elevando o nível de sua atuação.

Observa-se uma necessidade da Consultoria Técnica de Engenharia para os condomínios nos últimos anos, devido ao crescente número de pessoas que optam por residir, ter comércio e até mesmo prestar serviços nestes locais, como também o elevado número de processos judiciais envolvendo síndicos, gestores e construtoras.

Em outras palavras, muitos condomínios investem em estruturas de academia, áreas de lazer, vigilância e não se atentam para o mais importante que é a manutenção da edificação. Portanto, cabe esclarecer que gestores condominiais ou síndicos tomem ciência de que manter e zelar pelo patrimônio de outrem é de suma importância para realizarem uma gestão de excelência.

Nota-se que síndicos e/ou administradores se preocupam apenas com consultoria jurídica e contábil, terceirizando empreiteiras para sanar os problemas de manifestações patológicas da edificação. Esta falta de padronização e análise técnica por parte do condomínio resulta em aborrecimentos como, a não solução do problema, acarretando a perda do capital investido, agravamento das manifestações patológicas, ocasionando perdas parciais e até totais do empreendimento.

A Consultoria Técnica de Engenharia traz muitos benefícios para a gestão condominial, auxiliando na verificação e autorização dos planos de reforma, fiscalização de obras, inspeção de recebimento das áreas comuns, acompanhamento do plano de manutenção, caso não tenha, elaboração do mesmo, inspeção predial anual e previsão orçamentária para manutenções preventivas e corretivas.

Fonte: Imagem da Internet.

As principais normas da ABNT que norteiam a Engenharia Condominial estão relacionadas abaixo:

  • ABNT NBR 13752 (Perícias de engenharia na construção civil);
  • ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção);
  • ABNT NBR 14037 (Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações -Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos);
  • ABNT NBR 16280 (Reforma de edificações – Sistemas de gestão e reformas – Requisitos);
  • ABNT NBR 16747 (Inspeção Predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento);
  • ABNT NBR 15575 (Edificações Habitacionais – Desempenho – Partes 1 a 6);
  • ABNT NBR 13755 (Revestimentos Cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento);
  • ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão);
  • ABNT NBR 5626 (Instalação predial de agua fria)
  • NR-18 (Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção);
  • NR-35 (Trabalho em altura).

Como resultado, esta Consultoria é imprescindível a partir do momento da entrega das áreas comuns de um condomínio. Pois oferece aos gestores respaldo técnico para que em cada passo de suas atividades tenham a segurança de apresentarem soluções eficazes ao longo de toda a vida útil destas edificações, visando estar em conformidade com as normas, regulamentos e legislação.

Na busca por informações e esclarecimentos aos síndicos e gestores, os engenheiros atuantes na área da Engenharia Condominial, tem trabalhado na conscientização, mostrando a importância do suporte de profissionais capacitados para atuar junto a administração dos condomínios solucionando, analisando e direcionando todas as intervenções referentes à edificação e/ou empreendimento para que os usuários possam ter segurança, habitabilidade, sustentabilidade e consequentemente valorização do seu patrimônio.

Continue lendo aqui no blog da engenharia!

Postagens Relacionadas