Categorias

Definindo Propósito com a filosofia Ikigai – 生きがい

A cultura japonesa é um exemplo de mérito no tema qualidade e a engenharia de produção é um grande alicerce quando refere-se à gestão da produção, processos e pessoas. Toda essa atmosfera proporciona aprendizado e agregação de valor, resultando em maior eficiência e resultado, tudo o que o CEO almeja. Mas para chegar no topo da pirâmide e ter saúde mental a felicidade é primordial seja em casa, seja no ambiente de trabalho. A filosofia japonesa fala sobre esse equilíbrio essencial. E ai? preparada (o) para mudar de vida definindo propósito com a filosofia IKIGAI – 生きがい ?

Fonte: Istock, 2023.

Vamos lá,

Primeiramente, de acordo com o dicionário Oxford Languages, a definição de propósito, baseia-se como aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. Assemelha-se ao destino, determinação e disposição, em outras palavras, propósito é o que você faz que dá sentido para a sua vida. Na mesma linha, o dicionário Michaelis, 2001, define purpose, propósito, como a finalidade de. It answered his purpose, it served his purpose/ Correspondia aos seus propósitos.

Mas então, Qual o seu propósito? What your purpose? ¿Cual es tu propósito?

Hoje é o seu dia de sorte, já adianto que não importa qual a sua engenharia / profissão, qual a sua nacionalidade, qual o seu gênero, ou qual o seu credo, pois o intuito do propósito é a união das pessoas, mesmo existindo diferenças no mundo, no fim somos todos iguais quando temos a humildade em perceber a realidade que nos cerca. Para auxiliar na definição do propósito e ressignificar a vida, apresento para vocês a filosofia IKIGAI.

Razão para Viver

IKIGAI – 生きがい – Significa “Razão para Viver”, ou seja, “a razão pela qual eu acordo todos os dias pela manhã”. Em Okinawa, uma ilha localizada ao sul do Japão, os habitantes praticam a filosofia de vida tornando-a mais importante e é um local reconhecido por proporcionar maior longevidade com alto nível de propósito e felicidade.

Fonte: Istock, 2023.

Por meio do IKIGAI conseguimos encontrar sentido e propósito para o nosso trabalho, relacionamentos e vida, é o conceito que traz ao universo do desenvolvimento humano a busca pelo sentido para tudo que estamos realizando.

O propósito é moldado baseado em quatro princípios conforme o diagrama apresentado a seguir:

Fonte: Istock, 2023.
Como definir seu propósito com a filosofia IKIGAI – 生きがい
  • O que você ama? What you love?¿Lo que amas?

O que você ama relaciona a sua Missão (Mission) e Paixão (Passion). Aqui traz a sensação de prazer e plenitude, mas sem riqueza.

Fonte: Istock, 2023.
  • O que o mundo precisa? What the world needs?¿Qué necesita el mundo?

O que o mundo precisa relaciona a sua Missão (Mission) e Vocação (Vocation). Aqui traz a excitação e complacência, mas sensação de incerteza.

Fonte: Istock, 2023.
  • O que você pode ser pago?What you can be paid for?¿Por qué se le puede pagar?

O que você pode ser pago relaciona a sua Profissão (Profession) e Vocação(Vocation). Aqui traz uma sensação confortável, mas também a sensação de vazio.

Fonte: Istock, 2023.
  • No que você é bom? What you good at?¿En qué eres buena(o)?

O que você é bom relaciona a sua Paixão (Passion) e Profissão (Profession). Aqui traz a sensação de satisfação, mas também a sensação de inutialidade.

Fonte: Istock, 2023.
IKIGAI – 生きがい

Quando for possível preencher todos essas questões através do seu autoconhecimento gradual é o momento em que você conseguiu definir o seu IKIGAI, pois é o que relaciona todos eles, em outras palavras simplesmente é você se descobrir por inteiro no momento presente.

Fonte: Istock, 2023.

Da mesma forma, significa que para ser moldada dentro da cultura de uma organização traz à tona a importância primordial de termos uma nova forma de se pensar, e desenvolver o espirito elevado. A oportunidade de encontrar um propósito em tudo que faz e tudo que existe no mundo parte do alinhamento de igualdade e propósitos. E em uma classificação que vai refletir nas escolhas, no modo de agir e no modo de pensar, resultando assim na definição do propósito como um todo da organização.

Fonte: Istock, 2023.
Mas afinal, o que faz a sua vida valer?

Se categoricamente analisarmos toda a cultura que temos pelo mundo, chegaremos a conclusão que quando você se identifica com algo, não faz parte tecnicamente da aleatoriedade, suas escolhas partem de um pressuposto básico que é o seu propósito como um todo.

Então quando nós tomamos uma escolha ou identificamos com algo, ela é baseada no que acreditamos, nas nossas vivências e expectativas e mesmo quem diz não acreditar em nada, também torna-se uma amostra pré-determinada. A seguir, confira esse vídeo do Cortella para vocês se inspirarem ainda mais na busca para definição do propósito.

Valeu Cortella!

Além disso, gostaria de aproveitar e indicar a leitura do livro SEJA FODA do Caio Carneiro, é um livro inspirador, com ele é possível aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar em todos os pilares da sua vida resultados incríveis, segue o link do livro. Para complementar segue uma palestra do Tim Tamashiro no TEDx que vale a pena conferir.

Pratique o autoconhecimento e se descubra todos os dias

Em suma, cada pessoa tem o seu tempo de descoberta, e mesmo com as mudanças constantes da vida a verdadeira essência estará sempre presente. O seu Ikigai é único, não existe outra pessoa no mundo igual a você. Então quanto tiver às respostas para essas perguntas você vai saber qual o seu Ikigai, a razão do ser, o seu propósito e tudo começa à fazer sentido. Porém não pense que é algo fácil de saber, trata-se de uma construção, é algo que como falamos anteriormente, aos poucos você vai entender, então ao invés de se cobrar, se descubra todos os dias.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

O antídoto para o greenwashing

Este artigo discute a importância e a necessidade de uma transição ecológica, bem como a exploração da consciência ecológica dos consumidores por meio de estratégias de marketing como o greenwashing. O artigo aborda também soluções para ajudar as empresas a se tornarem mais sustentáveis, tais como a Avaliação do Ciclo de Vida e o Gêmeo Digital, que permitem o monitoramento eficaz e a mensuração dos impactos ambientais das ações das empresas.