Categorias

Por Amor ao Hospital de Amor!

Oi leitor, sabe quando você está naqueles dias complicados, difíceis de lidar? Como Humberto Gessinger diria “Na ponta dos cascos e fora do páreo. Puro sangue puxando carroça”. Mas nada do que vestir aquela armadura e encarar a vida como ela é, não tão simples, mas que vale muito a pena.

E assim como o Dom Quixote, personagem inspiração da música de Humberto e protagonista da obra do espanhol Miguel de Cervantes, devemos continuar seguindo o nosso rumo pelo propósito que nos move, que nos inspira, seja por amor as causas perdidas, por amor a engenharia, por amor as soluções inovadoras que transformam a saúde pública, por amor ao hospital de amor.

Fonte: Istock, 2022.

Portanto convido você para uma análise superficial dos métodos e processos voltados para o atendimento, das operações de saúde do hospital de amor garantindo a excelência operacional e melhoria continua, um verdadeiro case de sucesso.

Fonte: Pixabay, 2022.

Vamos lá,

Apesar de pessoas e processos terem a sua ambiguidade, um depende do outro para funcionar, como se fosse um complemento. No artigo as organizações que aprendem garantem um futuro extraordinário fala-se muito sobre processos e pessoas, vale a pena dar aquela conferida, para alinhamento. Como resultado para de fato complementar o raciocínio, para as organizações alcançarem o extraordinário, garantindo a excelência operacional torna-se necessário acrescentar o amor, igual o hospital de amor tem feito, por um propósito maior.

Fonte: Pixabay, 2022.

O Proposito maior

A missão, a visão e os valores de uma organização estão inseridos dentro do propósito, que é o que dá sentido as nossas vidas, o que dá sentido à uma instituição. E como tive a oportunidade de ver o amor se sobressair em meio as operações de serviços de atendimento e ir além dos processos, contagiando todas as pessoas ao redor, nada mais justo do que compartilhar com vocês sobre O Amor.

Fonte: Istock, 2022.

Por amor ao hospital de amor

O Hospital de Amor oferece o melhor e mais humanizado tratamento oncológico gratuitamente para toda demanda contabilizada em 6 mil pacientes diários, atendendo pacientes adultos e crianças de todo o Brasil e outros países da América do Sul.

Fonte: Pixabay, 2022.

Sobre o Tratamento Infantil

Se para os adultos o tratamento já é muito especial não podia esperar menos do tratamento infantil. Além de ter o próprio hospital infantil onde cada setor tem um tema diferente, conforme os serviços de atendimento, os ambientes são sempre caracterizados com o layout bem elaborado para propor ao tratamento infantil mais leveza, tanto para o paciente, quanto para a família, e a equipe de profissionais altamente treinada que tem o propósito do amor enraizado.

Fonte: Istock, 2022.

Portanto, através de estudos e aprendizado, atualmente temos disponíveis inúmeras ferramentas tecnológicas que propiciam a busca para desenvolvimento dos seres humanos e inovação de suas ferramentas, seja no setor industrial, no campo, na educação e sistema de saúde pública.

Fonte: Istock, 2022.

Inovação

Consequentemente no Hospital de Amor não poderia ser diferente, pois o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) onde são desenvolvidas pesquisas científicas, sempre em alinhamento com as atividades desenvolvidas nos departamentos clínicos do Hospital compondo os alicerces para o desenvolvimento da chamada medicina personalizada em oncologia, garantindo o melhor procedimento e atendimento ao paciente oncológico.

Fonte: Istock, 2022.

Como resultado em 2021, O Hospital de amor no Scimago Institutions Rankings, ocupa a primeira posição entre os hospitais de toda a América Latina e o segundo lugar entre as instituições que realizam pesquisa científica na área da saúde.

Pesquisa Científica

Em outras palavras, o recurso internacional de avaliação científica, Scimago Institutions Rankings, classifica universidades e instituições públicas ou privadas em todo mundo. Revelando algumas das principais dimensões de desempenho em pesquisa, inovação e impacto social.

Fonte: Istock, 2022.

Além do mais o IEP tem projetos voltados para difundir o conhecimento científico, como por exemplo o projeto Gênese, que por meio de uma unidade móvel propõe ao público uma missão nanocientífica com viés tecnológico, estimulado, a cultura do autocuidado e prevenção do câncer de forma lúdica e inovadora por meio de tecnologias e gamificação. É perceptível que todo o trabalho realizado é por amor as soluções inovadoras que transformam a saúde pública.

Fonte: Istock, 2022.

Por amor as Soluções Inovadoras que Transformam a Saúde Pública

Inclusive durante os dias 18 a 20 de Julho foi realizado o terceiro Bootcamp Healthtech Barretos, evento que tive a oportunidade de participar, e foi maravilhoso. Oferece a imersão de conteúdo e inovação, ferramentas e técnicas por meio de oficinas, mentorias, pitchs, networking e visita ao Hospital de Amor. Tudo ocorreu no Ircad América Latina, onde está instalado o Harena Inovação.

Fonte: Istock, 2022.

O Harena é o hub de inovação, que une a medicina, ciência e tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços e da gestão da nossa saúde pública. Pela visão sistêmica essa melhoria constante é atribuída à metodologia Kaizen, ferramenta do lean manufacturing que visa essa inovação constante com relação ao que já existe, os processos, ferramentas e as pessoas.

Fonte: Istock, 2022.

Kaizen – Melhoria Contínua

Como principal referência em melhoria contínua temos o Japão. Pois em uma época após a segunda guerra onde Hiroshima e Nagasaki ficou sem estrutura, os japoneses sofreram para se reerguer e estruturar toda a sua cultura. Então foi preciso criar uma ferramenta onde os sistemas fossem integrados, visando tanto a parte operacional quanto as pessoas. Consequentemente o que estrutura todo o conceito de qualidade são os 5 S.

Fonte: Autora, 2022.

Posteriormente vamos entrar mais a fundo em um outro conteúdo! Mas o que realmente fez a sociedade se reerguer foi a integração por um propósito maior, e quando a gente fala em propósito chegamos na razão do ser, Ikigai.

Fonte: Istock, 2022.
IKIGAI

Em japonês parte do princípio da razão do ser, esta ferramenta serve para identificação do propósito pessoal, mas também pode-se relacioná-la com os aspectos profissionais. Pois de acordo com uma das maiores pesquisas já realizadas em Harvard a felicidade para nós está vinculada a realização profissional e ao propósito pessoal.

Fonte: Istock, 2022.

Então buscar um emprego que esteja alinhado com a nossa razão de ser é elevar os níveis de felicidade e isso proporciona uma vida mais leve e feliz. Por isso vou deixar disponível o Teste de IKIGAI para você desenvolver seu autoconhecimento. E junto com o template tem o TEDx do Tim Tamashiro, para agregar mais conhecimento ao conceito.

Fonte: Istock, 2022.

Pois nada mais justo do que exaltar o amor dentro da nossa profissão, quando você é apaixonado pelo que faz as coisas fluem de uma forma diferente, o trabalho acaba não sendo só trabalho.

Fonte: Istock, 2022.

Amor pela engenharia

Quando você simplesmente ama o que faz, e quer continuar fazendo, só que melhor do que nunca

Autora, 2022.
Que a verdade seja dita!

Quem nunca sentiu borboletas no estômago quando seu projeto atinge a meta estabelecida através da lacuna de performance depois de levando os desdobramentos de indicadores, base de dados ou até mesmo quando você consegue prever certinho a demanda prevista e não faltar insumos pra produção, assim reduzindo os custos para o estabelecimento, ou gerando soluções inovadoras?

Fonte: Istock, 2022.

Como resultado, é algo empolgante, falo por experiência própria, é o verdadeiro amor pela engenharia, pela nossa profissão! Consequentemente a engenharia em excelência parte do pressuposto principal que as inovações são para as pessoas e as pessoas são o amor.

Por Amor as Causas Perdidas

Em suma, todo o Hospital funciona por amor, levando o propósito de amor ao próximo, e suas causas perdidas, assim como Dom Quixote na música de Humberto. Que para esclarecimento, nenhum problema é tão grande que não seja possível ser resolvido. Que os Dragões sejam Moinhos de Vento!

Fonte: Istock, 2022.

Da mesma forma, na engenharia quando aliada ao six sigma, nenhum problema é tão grande que não podemos resolver!

Fonte: Istock, 2022.
Auditoria de Gestão

Portanto em uma auditoria de gestão iria classificar o Hospital de Amor com 6 sigma, alto nível de qualidade e performance nos serviços prestados, excelência operacional e melhoria contínua, propósito da organização para a equipe, claro e objetivo.

Fonte: Istock, 2022.

Ou seja, trata-se de uma cadeia de operações integrada e alinhada com o propósito da organização, tornando como principal produto o amor em nossos corações, o ambiente é motivador até mesmo para os visitantes, ainda mais profissionais que trabalham com o Lean.

Acima de tudo, as pesquisas em desenvolvimento e inovação são Por amor ao Hospital do Amor, Por amor as Soluções Inovadoras que Transformam a Saúde Pública, Por Amor a Engenharia, Por Amor as Causas Perdidas.

Quando tudo parecer perdido, lembre-se de:

“Fazer o teu melhor, com as condições que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”.

Mario Sergio Cortela
Postagens Relacionadas