Categorias

Dispositivos mínimos de um projeto de segurança

O projeto de segurança é aquele que vai apresentar os dispositivos de segurança, mínimos, para a proteção da vida e do patrimônio. E como em outras áreas da engenharia, o dimensionamento deste projeto vai depender das características de cada edificação.

Tipos de projeto

Salvo em poucos casos, todas as edificações precisam de regularização no Corpo de Bombeiros de seu estado. E este é um processo que pode acontecer de forma simplificada ou por meio de uma aprovação de projeto.

Um projeto, por sua vez, pode ser: técnico ou simplificado. Chama-se técnico, o projeto que possuí dispositivos fixos (hidrantes e sprinklers, por exemplo). Já, quando falamos do “simplificado”, enquadramos edificações de menor porte, que não necessitam dos sistemas citados acima. No RJ, uma construção isenta de dispositivos fixos é aquela que possuí até 900 m² de ATC – Área Total construída e no máximo 2 pavimentos.

Dispositivos mínimos de um PSCIP

Primeiramente, chamamos de PSCIP o Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico de um estabelecimento. Para desenvolver este projeto, existem medidas que serão comuns a qualquer edificação, independente do porte, ocupação ou ano de construção. Por isso, é essencial que você, enquanto projetista, domine cada uma delas.

Aqui estamos falando de: aparelho extintor, sinalização de segurança, iluminação de emergência e as saídas de emergência.

Fonte: CBMERJ

Para que você tenha acesso a essas e a outras medidas de segurança, deixo link do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico para consulta!

E aí, me diz, você já conhecia as medidas mínimas?!

Meu nome é Catharine Oliveira, sou engenheira de segurança e compartilho diariamente minha rotina na área de segurança contra incêndio. Se você gosta e quer entender mais da área, não deixe de me acompanhar no Instagram.

https://www.instagram.com/catharineoliveira.eng/

Até mais!

Postagens Relacionadas