Cada dia que passa, mais ouvimos falar em Drones, Vant e até RPA. Neste artigo vou falar sobre algumas denominações, conceitos e seus possíveis usos na agricultura de forma geral. E em um segundo artigo, vou abortar de forma mais específica. Então vem comigo entender melhor o que são Drones, Vant e RPA.
Remotely Piloted Aircraft- RPA
Menos comuns de ouvirmos falar, as RPA´s são aeronave maiores, que podem transportar mais de 150kg. Como o próprio nome já diz, são operadas remotamente por pilotos através de centros de comando, com usos de computadores. Seu uso agricultura é mais restrito, por ter um custo maior de operação. Muitas vezes de uso militar.
Veículo Aéreo Não Tripulado- VANT
Um pouco mais comum de ouvirmos falar, os Vant´s são menores que os RPA e mais complexas que um Drone. São mais complexas quando comparadas com um drone por exemplo, os Vant´s são usadas na agricultura principalmente em áreas de grandes importâncias econômicas/pesquisa, como por exemplo em grandes mapeamentos, controle de experimentos. Por seu custo maior, suas funcionalidades e modos de operação, acabam sendo mais restritos e por isso muitas vezes são menos conhecidos.
Drones
Muito mais comum e atualmente muito difundido, os drones já são amplamente utilizados, como em filmagens, fotografias, lazer, e não diferentemente são utilizados na agricultura. Seus benefícios para agricultura foram muitos, como por exemplo podemos citar a substituição de aviões para aplicação de defensivos, que trouxeram economia como redução em áreas de aplicação (localizada) e até 30% de economia de produtos.
“Com o uso de trator ou avião, gasta-se mais produto porque aplica-se em mais áreas do que o realmente necessário. Com o uso do drone, podemos ir somente no local onde há real necessidade de insumo”.
explicou à RPA News o Leandro Aparecido Varalda, especialista em Agricultura de Precisão do Departamento de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus
Atualmente, os drones são amplamente utilizados e por isso devemos nos atualizar sempre que possível, na agricultura seus usos podem ser desde aplicação de químicos de forma geral, liberação de IN´s (clique aqui e saiba mais), e até avaliação da lavoura, quando correlacionadas com coletas e analises de solo por exemplo.
Portanto, a utilização de drones na agricultura é realidade, e mudou a tomada de decisão dos produtores rurais.
Usos mais comuns no dia a dia do Agrônomo:
- Coletar imagens:
- Perícias;
- Gerar relatórios com informações sobre a produção;
- Dispersar IN´s para controle de doenças e pragas.
Portanto, para fechar assista este vídeo que mostra o uso de um drone na agricultura: