O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Erupção subaquática em Tonga pode ter sido mais forte que a bomba atômica de Hiroshima

Segundo especialistas a explosão gerada na erupção, foi considerada 500 vezes mais forte do que a bomba atômica de Hiroshima.

Primeiramente, no sábado (15 de janeiro) um vulcão subaquático, chamado Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, entrou em erupção.

O vulcão está localizado em uma área do Oceano Pacífico, que pertence à nação de Tonga e pode ter sido uma das erupções mais potentes em quase 140 anos. Quer entender mais sobre? Vou te contar.

vulcão
Imagem via satélite da proporção do evento. Fonte: BBC

Erupção com explosão mais forte que uma bomba atômica

De antemão, segundo especialistas a explosão gerada na erupção, foi considerada 500 vezes mais forte do que a bomba atômica de Hiroshima.

Segundo James Garvin, cientista-chefe do Goddard Space Flight Center da Nasa, em uma entrevista à um canal de televisão, as dimensões do fenômeno são espantosas:

“Calculamos um número que gira em torno do equivalente a dez megatons de TNT”.

James Garvin

Vale lembrar que, um megaton correspondente a 1.000 toneladas de explosivo TNT.

Michael Poland, um geofísico do do Serviço Geológico dos EUA, afirma que essa pode ter essa pode ter sido a erupção mais poderosa Krakatoa em 1883, uma das mais famosas que ocorreu na Indonésia.

Danos da erupção

Antes de tudo, a explosão obviamente fez um grande estrago nas ilhas do arquipélago de Tonga. A população das redondezas (cerca de 105.000 pessoas) ainda está completamente isolada, pois os cabos de rede imersos no mar foram danificados com o fenômeno.

Além disso, toda a atividade aérea está comprometida, pois o local está coberto em cinzas impedindo com que algumas ajudas externas consigam chegar ao local.

Vale lembrar que uma pequena ilha da região, teve todas suas casas destruídas. O local basicamente desapareceu devido ao evento.

Apesar de todo esse estrago, a erupção durou apenas uma hora, ao contrário de outras que geralmente possuem uma duração bem mais longa.

erupção
Fonte: Exame

Mobilização mundial

Primeiramente, por se tratar de uma erupção subaquática, o evento causou uma Tsunami que afetou completamente a população local.

Porém, autoridades internacionais estão reunindo forças para ajudar o local, disponibilizando navios e aeronaves com mantimentos.

A princípio, os primeiros voos estão saindo da Austrália e da Nova Zelândia e desembarcaram quinta feira (20 de janeiro) com suprimentos como: água, abrigos, equipamentos de comunicação e geradores de energia.

Os primeiros voos da Austrália e da Nova Zelândia desembarcaram em Tonga na quinta-feira com suprimentos de água muito necessários para saneamento e higiene, bem como abrigo, equipamentos de comunicação e geradores de energia.

Por fim, a população local que está com algum tipo de acesso a comunicação, recorreu às redes sociais para postar imagens chocantes da destruição causada pelo Evento.

erupção
Fonte: CNN
Total
1
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese