Categorias

Empatia – Como as Soft Skills podem te ajudar em momentos de crise

Soft Skills nos momentos de crise – existem alguns assuntos que podem interessar a um grupo específico de pessoas como Solidworks e Autocad. Isso é compreensível, visto que temos o que chamamos de nichos, ou seja, grupos de pessoas com os mesmos interesses ou necessidade. Normalmente, isso se dá devido a algum tipo de afinidade, seja por área de formação, trabalho ou até mesmo cultura.

Porém, venho falar de um tema, que diferente do que acabamos de falar a cima, não deveria interessar a um público específico. Estou falando de um soft skill chamado EMPATIA. Nosso país não é muito bom nele, por sinal. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, o país está em 51º no ranking dos países mais empáticos do mundo.

soft skills

O questionário contava com perguntas que tentavam medir a compaixão e a tendência dos voluntários a imaginar o ponto de vista de outros em situações hipotéticas. O Equador venceu como país mais compreensivo.

Afina, qual o motivo de estar falando disso? Sim, são em tempos de crise ou durante problemas que habilidades como a empatia são clamadas! E agora mais do que nunca, o mundo clama por ela!

Mas afinal, você sabe o que é empatia? Trata-se de uma habilidade de entender a necessidade do outro. Tentar ver o mundo pela perspectiva do outro. Muitas pessoas têm dificuldade de exercer a empatia por não entenderem que não é fácil se colocar no lugar do outro.

Sabe por quê isso é difícil? Você não possui as mesmas experiências que o outro, somos pessoas completamente diferentes. O erro é pensar: “Gostaria que fizesse assim comigo? ” ou “Se eu tivesse no seu lugar”.

soft skills

Vamos a algumas dicas práticas de como nos tornarmos mais empáticos?

Desenvolva as Soft Skills – Saiba OUVIR

Somente ouvindo o outro, ficará claro para as suas necessidades e como você pode fazer para ajudá-lo.

Desenvolva as Soft Skills – Diminua o seu EGO

Isso te atrapalha a pensar no outro. Sempre que pensa só em você, você verá apenas o que você quer e não o que o outro quer.

Desenvolva as Soft Skills – Deixe de lado preconceitos e julgamentos

Como você irá se colocar no lugar do outro se tem pensamentos limitantes e cria o que é certo no seu mundo, na sua cabeça?

Desenvolva as Soft Skills – Não faça comparações

Todos somos diferentes. Sendo assim, como nos comparar? Como você tentará ver o mundo pela ótica do outro se faz julgamentos?

Por fim, seja gentil. Gentileza gera conexão e empatia.

soft skills
Postagens Relacionadas