Categorias

Melhor hora do dia para estudar existe?

A melhor hora do dia para estudar existe? É provável que sim.

Estudar faz parte de uma construção de rotina. Assim como se exercitar ou comer na hora certa.

Mas cada pessoa pode montar seu cronograma de estudos que se adequem com o seu dia. Fundamentalmente você deve escolher um horário do dia em que você esteja disposto para os estudos.

Da mesma forma a melhor hora de estudar vai partir de uma série de características. Sejam elas físicas ou da sua rotina.

 Estudar ao acordar

Sob o mesmo ponto de vista temos os diferentes relógios biológicos. Pessoas que acordam às seis da manhã cheias de energia são poucas.

O restante de nós ainda demora para o corpo estar ativo. Logo as pessoas que acordam com toda a disposição cedo podem aproveitar isso para os estudos.

Qual o melhor horário do dia para estudar?

Diferentemente daqueles em que a melhor hora do dia para estudar é mais tarde. Igualmente a melhor maneira é procurar um momento que esteja completamente acordado.

Caso não seja possível estudar mais tarde, a melhor dica é adequar a sua rotina dormir mais cedo. Igualmente dormindo mais cedo você acordará mais cedo com mais disposição.

Lugar calmo

Além do relógio biológico, não podemos deixar passar os barulhos externos. É imprescindível ao escolher a melhor hora para estudar em um local calmo. 

Obviamente não dá para estudar no meio da sala com televisão ligada. Ou no meio de uma conversa na cozinha.

Então escolha aquele momento em que a casa está com um clima tranquilo. Locais com muito barulho são a distração perfeita para não absorver nada.

Estudar ao acordar

Ainda assim existem pessoas que ouvindo uma música nos fones se concentram melhor. Porém isso varia de acordo com as metodologias de cada um. Para aqueles que não conseguem a melhor opção continua sendo um lugar calmo.

Melhor hora do dia para estudar igual a lugar confortável

Assim também para saber quando estudar precisamos de conforto. Não adianta se aplicar todo torto, isso também será mais uma distração.

Certifique-se que esteja tudo preparado para te deixar mais confortável possível.

Mas também sem exageros, como por exemplo estudar deitado. Você precisa estar relaxado e não pronto para dormir.

Da mesma forma estudar requer esforço. Deitado a informação repassada para o cérebro é completamente oposta.

Bloqueio ao estudar

Enfim já tentou de tudo naquele dia e não consegue se concentrar. Calma, não precisa de desespero. Geralmente quando estamos em períodos de prova, esses momentos são recorrentes.

Entretanto isso é ligado ao estresse e cansaço, então a distração é essencial:

  • Veja um filme ou uma série
  • Faça um exercício
  • Tome um banho quente
  • Interaja com as pessoas

Posteriormente tente voltar aos estudos, com certeza o bloqueio já vai ter passado. Mas se você já estudou tudo o que precisava não exagere na dose. O cansaço só vai prejudicar o que você aprendeu.

Portanto a melhor hora realmente vai ser definida em como as pessoas são no seu dia a dia. Não há um horário preciso, mas sim o mais adequado e mais produtivo para cada um

Postagens Relacionadas