Categorias

Engenheiros e Arquitetos Brasileiros desenvolvem projeto revolucionário de piscinas suspensas sem pilares de sustentação

Você está preparado para conhecer um projeto que desafiou os limites da arquitetura e engenharia? O VIW Residence é um empreendimento inovador localizado na Praia Grande, em Ubatuba, que reúne 27 piscinas privativas suspensas nas varandas de frente para o mar. Com lajes suspensas e sem pilares de sustentação, a construção fez com que os profissionais envolvidos a buscassem soluções técnicas avançadas para tornar a ideia realidade. Se você é um estudante ou profissional ligado à construção civil, não pode deixar de conhecer os desafios enfrentados pelos arquitetos e engenheiros para criar um edifício ícone que se destaca pela beleza e pela excelência técnica. Acompanhe conosco essa jornada de inovação e criatividade na arquitetura e engenharia brasileiras.

Obras do empreendimento VIW Residence em andamento

O conceito por trás do projeto

O conceito adotado pelos arquitetos Ivan Ventura e Yuri Vital no VIW Residence é um exemplo de como a natureza pode inspirar a criação de projetos inovadores e diferenciados. A geometria orgânica das varandas, inspirada nos morros de Ubatuba, aliada à horizontalidade do mar, criou um conjunto único para os profissionais envolvidos no projeto. A escolha por um conceito que remete à natureza e à paisagem local também reforça a importância da arquitetura e engenharia sustentáveis, que buscam integrar a construção civil ao meio ambiente e ao entorno urbano. O resultado é um empreendimento que se destaca pela sua originalidade e que contribui para a valorização da arquitetura e engenharia brasileiras.

“Olhamos para o horizonte, com seus vértices de morros pontiagudos e o mar, e assim tivemos o conceito das varandas, que remetem à complexidade das montanhas de Ubatuba, com a horizontalidade do mar”

ressalta Yuri Vital
VIW Residence em Ubatuba
Obras do empreendimento VIW Residence em andamento

Os desafios de engenharia

Com a ideia concebida, o próximo passo era executá-la, e os desafios foram muitos. “Cada pedaço de laje pesa 11 toneladas, sem contar o peso da água, então não é só a laje em balanço, mas cheia de água, um peso absurdo“, lembra Yuri Vital A equipe de engenharia precisou ser arrojada e encontrar soluções para tornar a ideia realidade.

O engenheiro estrutural Dirk Mader foi um dos principais responsáveis por tornar viável o projeto inovador do VIW Residence, em Ubatuba. Com ampla experiência em projetos desafiadores, Mader é sócio-proprietário do escritório Aluizio D’avila e já recebeu diversos prêmios, incluindo cinco menções honrosas no Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

Para viabilizar a sustentação das 27 piscinas suspensas nas varandas do edifício, a equipe liderada por Mader precisou encontrar soluções técnicas avançadas. Foi necessário criar um traço específico para o concreto, com impermeabilizanteauto-adensávelsílica ativa, brita 0 e FCK alto, a fim de oferecer melhor resistência à estrutura. Além disso, a equipe utilizou um programa de última geração para calcular as varandas em balanço com as piscinas na borda.

Graças à habilidade e à visão de engenharia de Dirk Mader e sua equipe, o VIW Residence tornou-se realidade e tem grande potencial para receber prêmios nas áreas de arquitetura e engenharia. O projeto apresentou desafios estruturais, como a locação de pilares e vigas de transição, e exigiu soluções inovadoras e eficientes para ser concretizado. O resultado final é um empreendimento que se destaca pela beleza estética e pela excelência técnica.

VIW Residence em Ubatuba
Empreendimento VIW Residence

A visibilidade das piscinas

Para que as pessoas que olhassem de fora vissem com nitidez o tom azul das piscinas, a equipe precisou encontrar a solução perfeita para os visores. Inicialmente cogitou-se que fossem de vidro, mas não existiam no Brasil formas com o tamanho das piscinas (8 metros), além do vidro ser um material que não oferece a nitidez pretendida. A equipe encontrou a Reynold’s, responsável pelos maiores aquários do mundo, que utilizou acrílico para os visores.

A escolha do material correto para os visores foi crucial para o sucesso do projeto. Além disso, a construção de uma piscina suspensa, sem pilares de sustentação, representa um grande desafio técnico para arquitetos e engenheiros. A complexidade do projeto requer o conhecimento e a habilidade de profissionais altamente capacitados, que buscam constantemente soluções inovadoras e eficientes. A Atmosfera Incorporadora e Construtora demonstrou sua expertise ao criar um empreendimento tão sofisticado e diferenciado, que se destaca pela sua excelência técnica e beleza estética.

Obras do empreendimento VIW Residence em andamento

Excelência e segurança

Com todo o cuidado no projeto e na execução da obra, a chance de grandes problemas acontecerem foi extremamente minimizada. “Tivemos as melhores condições, os melhores projetistas, a melhor empresa de acrílico do mundo, e a equipe de obras mais experiente do litoral Paulista, ou seja, trabalhamos na excelência“, afirma Ivan Ventura. De acordo com Dirk Mader, o VIW Residence tem grande potencial para ser contemplado com prêmios nas áreas de arquitetura e engenharia.

O VIW Residence é uma prova de que a inovação técnica e os desafios de engenharia são capazes de criar projetos únicos e icônicos, que marcam a paisagem urbana e atraem a atenção do público. A Atmosfera Incorporadora e Construtora, responsável pela obra, investiu na excelência do projeto, ouvindo os arquitetos e engenheiros e buscando soluções tecnológicas de ponta para tornar a ideia realidade. O resultado é um empreendimento que se destaca pela beleza e pela excelência técnica, e que se torna uma obra marcante na paisagem urbana de Ubatuba.

Para conhecer melhor o projeto, visite o site da Atmosfera Incorporadora

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

Sistema de detecção e alarme de incêndio

O sistema de detecção e alarme consiste num conjunto de equipamentos utilizado para alertar aos usuários de uma edificação o início de um sinistro. Sua instalação acontece mediante a exigência do Código de Segurança do Estado e as medidas de projeto, instalação e manutenção são fixadas pela NBR 17240.