Categorias

Engenharia de Minas: Saiba mais sobre ela

Você já visitou uma mina? Sabe como funciona? Pergunto, pois a Engenharia de Minas é justamente o ramo da engenharia que estuda tecnologias e métodos de aproveitamento de alguns recursos oferecidos pela terra, os minérios, que são encontrados nas minas.

A exploração dos minérios se tornou uma atividade muito importante para a economia do Brasil, e a Engenharia de Minas compreende atividades de lavra (extração de minérios) e prospecção de recursos minerais (que podem ser minérios, águas minerais e hidrocarbonetos), além dos processos de tratamento e refinação dos mesmos.

No mínimo é muito interessante né? Vamos saber um pouco mais?

Como o Engenheiro de Minas trabalha?

De forma geral, o engenheiro de minas trabalha na busca por jazidas minerais e na exploração de minérios. Realiza estudos e pesquisas sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios.

Porém, são várias as áreas em que o engenheiro de minas poderá trabalhar, compreendendo as diversas atividades voltadas para a mineração e todo entorno que elas impactam.

Na prospecção de jazidas este engenheiro pode atuar com outros profissionais, realizando pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais. Se optar por cursar essa engenharia, você será capaz de identificar qual a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, assim como a localização e extensão das minas.

Já a lavra se trata da atividade de extração de minérios, onde irá realizar estudos sobre a viabilidade técnica e econômica e elaborar projetos de extração dos minérios. Já pensou ser capaz de definir quais serão os equipamentos, recursos materiais e humanos que serão necessários para essa atividade? E, após a extração, fará a identificação e separação dos minerais para serem utilizados nas mais diversas indústrias.

No beneficiamento, deve acompanhar todos os processos de tratamento de minérios que são feitos. Também é necessário e muito importante que desenvolva métodos para diminuir o impacto gerado pela atividade de extração dos recursos minerais no meio ambiente.  

Você será responsável, também, por projetos de recuperação ambiental após atividades humanas ou acidentes. Competindo a restabelecer as características naturais do lugar atingido e devolver o equilíbrio de todos os processos que antes atuavam no local. 

Na economia mineral, poderá tratar da realização de análise de viabilidade técnica e econômica dos projetos de mineração, estudos mercadológicos e de política mineral. Podendo atuar em empresas de consultoria.

Além disso tudo, ainda terá a opção de atuar na área de mecânica das rochas, realizando a caracterização geomecânica dos minerais, estudando suas aplicações e sua influência nas estruturas e instalações.  Participar em projetos de infraestrutura de diversas obras, como as redes de ar comprimido, ventilação, esgoto em explorações minerais, saneamento, distribuição de água e condutas de gás. Com a responsabilidade de encontrar os melhores métodos, que causam menor impacto.

Por fim, poderá optar pela área de pesquisa e desenvolvimento, que compreende a criação de novas tecnologias para otimizar e potencializar os processos de todas as atividades de mineração.

Onde você como Engenheiro de Minas poderá trabalhar?

O engenheiro de minas tem oportunidade na área de beneficiamento e processamento de minerais também. Onde, ele irá acompanhar e supervisionar o processo de tratamento dos minérios e também desenvolver novos métodos de reutilizá-los ou reciclá-los. Traçando estratégias para que a extração destes minérios causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Pode fazer parte de seu trabalho também, desenvolver estudos acerca da mecânica das rochas, buscando saber como é o comportamento mecânico destes minerais e como eles afetam estruturas como túneis e galerias. Dá pra se empolgar né?

As empresas que mais contratam profissionais desta área são as mineradoras. Contudo, indústrias de petróleo, cimento, carvão, químicos e fertilizantes também buscam por profissionais formados em Engenharia de Minas. 

Pode trabalhar, também, em pedreiras, empreiteiras responsáveis por grandes obras, como estradas e usinas hidrelétricas, empresas de demolição e fabricantes de softwares para o setor mineral. 

Engenharia de Minas: Saiba mais sobre ela

Concluindo

O setor mineral responde por 8% da soma de riquezas geradas no país, mas desde 2015 vem sofrendo com as dificuldades econômicas, ainda mais depois da maior tragédia ambiental do país, o rompimento da barragem da Samarco Mineração, em Mariana (MG). Porém há a expectativa, de que, aos poucos, esse setor volte a aquecer, elevando a demanda pelo engenheiro. Ainda mais que a própria recuperação da área degradada pela tragédia em Minas Gerais impulsiona o mercado de trabalho. 

Não podemos esquecer também que o país tem grande potencial mineral devido à variedade de tipos de solos e sua grande extensão territorial. Além disso, é um dos maiores produtores e exportadores de minério de ferro do mundo. 


Água um bem para quem?

Postagens Relacionadas