Categorias

Tudo que você precisa saber sobre Engenharia Agrícola

O engenheiro agrícola cuida dos processos de produção agropecuária, levando em conta os fatores ambientais, econômicos e sociais. Atua na área da mecânica agrícola, energização rural, processamento de produtos agropecuários, engenharia de água e solos e construções rurais.  Vamos saber mais sobre essa profissão?

Fonte: Pixabay, 2021.

Como o Engenheiro Agrícola trabalha?

O engenheiro agrícola projeta, implanta e administra técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola. Ele também, planeja métodos de armazenagem e constrói silos, armazéns e estufas. Além de leva ao campo soluções inovadoras e eficazes para melhorar a produção, sem se descuidar do desenvolvimento sustentado da agricultura. 

Esse engenheiro também pode propor a adoção de medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo e a poluição de mananciais. Pode construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem. 

Se optar por essa engenharia, você irá trabalhar no projeto de máquinas e equipamentos agrícolas e se ocupar da mecanização agrícola e da eletrificação rural. 

Na construção rural, será seu papel projetar e construir estufas, silos, estábulos e outros alojamentos para animais, mantendo as condições ideais de climatização dos ambientes.

Na eletrificação rural, estará apto a instalar em propriedades rurais fontes de energia hidráulica, elétrica, solar ou geradas por biogás.

Você poderá trabalhar orientando produtores rurais sobre tecnologias e conhecimentos de produção segundo a capacidade produtiva da propriedade.

Fonte: Pixabay, 2021.

Poderá ainda trabalhar com a mecanização agrícola, projetando e construindo equipamentos mecânicos, bem como otimizar sistemas mecanizados para todas as etapas da produção agropecuária, além de prestar assistência técnica aos agricultores.

No planejamento agropecuário, você poderá organizar e gerenciar negócios agropecuários e ainda fazer a previsão de safras e propor métodos para gestão dos recursos naturais.

E como a agricultura em si é um ciclo, depois da colheita também terá trabalho como Engenheiro Agrícola utilizando das tecnologias pós-colheita, determinando a embalagem, o armazenamento, o transporte e o beneficiamento das safras.

Onde você como Engenheiro Agrícola poderá trabalhar?

No mercado de trabalho, o engenheiro agrícola encontra boas oportunidades nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalhar em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos. Ele pode atuar em todas as etapas do agronegócio, do planejamento da produção à comercialização do produto.

Fonte: Pixabay, 2021.

O Engenheiro Agrícola pode encontrar trabalho com facilidade no país todo. Ainda mais com o crescimento da exigência de certificações para exportação de produtos que fomenta a contratação deste Engenheiro. E também, com a inovação tecnológica de máquinas e processos, que vem abrindo novas frentes de trabalho para este profissional.

As instituições que mais contratam o Engenheiro Agrícola são fazendas, cooperativas, usinas de biocombustível, indústria de máquinas e implementos, companhias de armazenamento, firmas de logística, instituições de ensino e pesquisa, empresas de consultoria, comércio e assistência técnica de produtos e equipamentos.

As maiores demandas estão mesmo na mecanização agrícola e na área de edificações rurais, principalmente na construção de silos, que são estruturas para armazenamento de produtos agrícolas.

Outra demanda interessante do mercado é na área de fontes alternativas de energia, com engenharia de água e solo e saneamento rural. Neste último caso, o engenheiro projeta estações para tratamento de dejetos agrícolas  

Conclusão

O Brasil é composto de vastas extensões de terra e um clima adequado para diversas plantações, sendo assim, a agricultura no país é, há muito tempo, uma das bases da sua economia. 

Fonte: Pixabay, 2021.

A era digital e tecnológica, fez com que a engenharia agrícola se tornasse uma grande aliada no setor primário, modernizando atividades antes repetitivas, manuais e ineficientes do âmbito rural. 

A necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias que dessem suporte a um setor com tanto potencial, faz da Engenharia Agrícola uma carreira de grande destaque no mercado de trabalho atual. 

5 coisas que a faculdade não ensina!

Postagens Relacionadas