Categorias

Engenharia Ambiental e Sanitária

Então bora falar e conhecer mais a Engenharia Ambiental e Sanitária? Venha comigo Waleska e com meu colega Gui Matos para saber muito sobre essa grande Engenharia! E ai esta preparado, profissão do futuro!

Engenharia Ambiental e Sanitária

A Engenharia Ambiental e Sanitária é um curso muito abrangente, que tem como objetivo principal à preservação do meio ambiente. Compreende ao curso e a profissão atividades que envolvem os recursos naturais, seu aproveitamento e reaproveitamento de forma adequada.

Sendo assim, cabe a essa #engenharia cuidar dos problemas ambientais como um todo, nos âmbitos econômico, social e tecnológico, considerando a avaliação e gestão ambiental, recursos hídricos, solos e resíduos, além de ser responsável pela qualidade do ar e da água.

No campo da sanitária, os projetos são voltados para saneamento básico em geral, abastecimento de água, limpeza urbana, drenagem e estações de tratamento, por exemplo.

Qual é a diferença entre a Engenharia Ambiental e Sanitária?

A Engenharia ambiental estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. A Engenharia Sanitária é um curso voltado para atribuições relacionadas à abastecimento de água, tratamento de esgoto e resíduos, bem como à coleta de lixo.

Existem algumas Universidades que oferecem, separadamente, Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária sendo que outras, oferecem a junção dessas duas áreas de atuação.

A base da grade do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é composta principalmente por disciplinas da área das ciências exatas (Matemática, Física e Química), mas também possui matérias das ciências biológicas, além de Desenho e Computação.

Como é a atuação de um profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?

Vivemos tempos de escassez de recursos naturais. A humanidade cresceu e se desenvolveu de forma desordenada, retirando recursos sem consciência e preocupação.

Porém, toda essa desordem iniciou grandes problemas ecológicos que influenciaram em doenças, desastres naturais e mudanças radicais na nossa maneira de viver.

O mercado de trabalho reserva diversas áreas de atuação para a Engenharia Ambiental e Sanitária devido à sua formação abrangente e sua importância no contexto do desenvolvimento, considerando fatores como o ar, a alimentação, o clima, o solo, o saneamento, entre outros aspectos.

De acordo com os dados da empresa de consultoria Michael Page, 20% das profissões mais promissoras até 2030 são relacionadas ao meio ambiente e com toda certeza a Engenharia Ambiental e Sanitária tem um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Como é o mercado de trabalho dessa profissão tão importante?

O mercado de trabalho do bacharel em Engenharia Ambiental abrange instituições públicas e privadas, como secretarias de meio ambiente, empresas de consultoria ou centros de pesquisa em cargos de consultor, coordenador e gerente. É possível, ainda, atuar como autônomo com a emissão de licenças ambientais.

Os trabalhos em consultoria envolvem visitas técnicas, elaboração de relatórios para órgãos fiscalizadores e por isso é importante entender sobre legislações e tramitações de documentos.

Veja a seguir as principais áreas nas quais um engenheiro ambiental pode atuar:

  • Controle de poluição;
  • Planejamento e gestão ambiental;
  • Recuperação de áreas;
  • Geoprocessamento;
  • Recursos hídricos;
  • Bioprocessos e biotecnologia;
  • Emissão de licenças.

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é um dos cursos mais promissores nos próximos anos. Um exemplo é o gestor de resíduos, que  atua no tratamento dado ao lixo. Produzido à toneladas todos os dias, a busca por soluções sustentáveis é uma preocupação urgente.

Dessa forma, a alta tendência da sustentabilidade deve inflar o mercado de trabalho em Gestão Ambiental. Duas entre as dez profissões mais demandadas pelo mercado até 2030 são relativas ao setor ambiental e alimentos.

Enfim,  independente do curso que você escolher, o que um gestor ambiental faz, é basicamente proteger o meio ambiente, garantindo a oferta de recursos e o melhor aproveitamento produtivo. Assim sendo, acaba impactando de modo positivo a economia também.

É uma carreira do futuro, se tiver a chance não a perca!

Colaboração: Guilherme Matos de Carvalho, colunista de Eng. Agronômica também aqui no Blog da Engenharia.  

Engenharia Ambiental e Sanitária

Postagens Relacionadas