Categorias

05 Pilares para você construir seu próprio negócio na regularização de imóvel e nos projetos de prefeitura!

É comum durante a graduação ouvimos que devemos estudar para conseguir emprego em uma grande construtora ou em um escritório de Engenharia. Além do incentivo para prestação de concurso público por parte de colegas, professores e até mesmo familiares. Porém pouco ouvimos falar sobre a construção de um próprio negócio.

O pouco estimulo por parte de todos os lados acaba fazendo a opção de ter um próprio negócio, cada vez mais distante. Tornando essa possibilidade muitas vezes desconhecida por parte dos Engenheiros recém-formados e daqueles que não conseguem atuar como CLT.

Segundo o a casa civil, em 2021 o Brasil bateu record com mais de 4 milhões de empresas abertas. Isso em um ano de pandêmico com tantos novos negócios. Mas se existe a oportunidade, como começar?

Negócio
Freepik, 2022

Como começar?

Portanto, agora vamos falar sobre os 05 pilares básicos para você seu próprio negócio na regularização e projeto de prefeitura e saber por onde você pode começar.

Teenager student girl studying in a table points finger at you with a confident expression

1º PILAR ATIVAR SEU CONSELHO DE CLASSE

Nós Engenheiros para que possamos atuar e oferecer nossos serviços o primeiro passo é ativar o seu conselho de classe: CREA. Sem o seu conselho ativo, você fica limitado e não consegue oferecer seu trabalho e muito menos começar a construir seu próprio negócio.

Photo by krakenimages

2º PILAR DECISÃO DE COMEÇAR COMO PROFISSIONAL LIBERAL OU ABRIR UMA EMPRESA.

Hoje para trabalhar com regularização não há a necessidade de começar com abertura de um CNPJ, você pode se cadastrar como um profissional autônomo no seu município e trabalhar de forma legalizada.

A opção de CNPJ para quem está começando pode ficar em um segundo plano, onde você consegue garantir sua segurança financeira primeiro e depois partir para abertura de um CNPJ.

Apple MacBook beside computer mouse on table
Photo by Luca Bravo

3º PILAR CONTA BANCÁRIA

Mesmo que você não tenha um CNPJ no início, é preciso levar seu negócio a sério. Então o ideal é que você separe o dinheiro da empresa (mesmo que ela seja composta apenas por você) e o seu dinheiro.

Dessa forma você conseguirá fazer um planejamento financeiro e crescer seu negócio, mesmo que aos poucos, de maneira saudável.

green plant on brown round coins
Photo by micheile dot com

4º PILAR ORGANIZAÇÃO INTERNA

Todo negócio precisa de organização, sem organização o sonho pode virar um pesadelo. Por isso é tão importante se atentar a comunicação visual, templates, backup e a organização dos processos.

pile of printing papers
Photo by Sharon McCutcheon

5º PILAR PROSPECÇÃO DE CLIENTES

Nenhum negócio sobrevive sem clientes, por isso é importante ter um plano de ação de prospecção e se manter prospectando constantemente.

Com todos esses pilares alinhados você consegue dar os primeiros passos e começar a construir seu próprio negócio dentro da regularização de imóvel.

two person shaking hands near white painted wall
Photo by Chris Liverani

Tenha acesso a outros artigos produzidos por mim clicando aqui, caso queira me conhecer ainda mais você pode me encontrar nas redes sociais: InstagramYoutube | Linkedin 

Postagens Relacionadas