Categorias

Top 3 matérias mais difíceis da Engenharia

Olá Engenheiro (se você ainda não é, já se sinta como sendo um)! Tudo bem? Estou por aqui novamente, mas hoje para falar um pouco sobre a grade curricular da Engenharia, mais especificamente da Engenharia Civil que foi o curso ao qual me formei.  

Então, trarei aqui algumas matérias que eu particularmente achei as mais difíceis, e algumas delas são globais, ou seja, você não vai conseguir escapar independente de qual seja sua engenharia. Em contrapartida, te darei algumas dicas de como se preparar para passar por elas dentro da média pelo menos. Mas olha só, não existe nenhuma receita milagrosa que livre você de estudar, estudar e estudar, viu?! Bora lá então!

1 – Cálculo sempre no topo da lista 

Isso mesmo, não poderia começar essa lista sem ser pelo cálculo né! Mas quero falar aqui mais especificamente do Cálculo IV ou Equações Diferenciais. Alguns dos assuntos abordados são: variáveis dependentes e independentes, funções contínuas e descontínuas, derivadas ordinárias e parciais, diferenciais e incrementos, e integração. Nossa, até cansei! 

Engenharia

Mas, esse cálculo diferente dos anteriores (I, II e III), não é aplicado na grade de todas as engenharias, e não necessariamente terá na civil. Isso dependerá muito de qual instituição de ensino você estudará.  

Então por que ele é o mais difícil? Simples! Porque você já vai ter passado por três cálculos, serão pelo menos dois anos derivando, integrando, vendo gráficos que tendem ao infinito. Enfim, sua cabeça já vai estar cheia de coisas que parecem ser sem sentido, porém que tem a função de te fazer pensar e resolver problemas.

2 – Teoria das Estruturas

Essa é a matéria que você ocupa de 4 a 5 páginas do caderno para resolver uma equação. É também a matéria, que você vai se obrigar, a desenvolver sua capacidade de copiar do quadro e prestar atenção ao mesmo tempo. E por fim, você vai ver até o próprio professor se perdendo nos cálculos.

Engenharia

No geral, essa é a primeira matéria de cálculo estrutural que você vai ter contato no curso. No meu caso tinha I e II, porque era semestral. Também, lembro que as provas eram de quatro horas, e as matérias eram dias cheios, ou seja, eram cinco aulas com o mesmo professor falando do mesmo assunto. E acredite, as vezes não era o suficiente para finalizar uma equação. 

3 – Dimensionamento de pontes 

Só de imaginar, que futuramente você será um profissional com autoridade para dimensionar uma ponte – claro que isso depois de algumas especializações – já assusta um pouco. Mas de qualquer forma é incrível! 

Geralmente, dimensionamento de pontes já se estuda no final do curso, então nesse momento você já estará craque em cálculo de esforços, treliças, concreto armado e tudo mais. Tecnicamente nessa matéria não tem nada que você já não tenha visto em outros momentos do curso, porém é algo que exige atenção à detalhes. 

Engenharia

E sem falar que são pontes né! Então a dica é você entender o processo, que em suma é o mesmo, mas que dependerá de algumas análises no meio do caminho. E para conseguir entender o processo, no meu caso, eu precisei calcular e recalcular várias pontes.  

Mas não se preocupe, você não vai sair da faculdade fazendo pontes por aí. Caso você goste desse assunto e se veja nessa área, se especialize. Essa matéria é apenas uma introdução, assim como várias outras que você irá estudar! 

Dicas 

Agora vou passar alguns locais e ferramentas para te ajudar nesse processo de estudo, segue ai! 

  • Geogebra: é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra em uma única GUI. Vai te ajudar na montagem e entendimento de gráficos; 
  • Me Salva!: Canal no YouTube super completo com assuntos das matérias iniciais da engenharia. Me salvou literalmente em vários momentos em que estava quebrando a cabeça; 
  • Calculadora Casio: Essa é pra você sofrer menos na hora de calcular as baskaras e conferir as derivadas. A Casio fx-991ES PLUS, aquela cinza que custa em torno de R$ 100, será seu melhor investimento durante o curso.  

Em suma, use e abuse de YouTube, Google, aplicativos, para facilitar seu processo de aprendizado. Felizmente, hoje existe muito material de estudo disponível, cálculos resolvidos e materiais gratuitos.  

 

Postagens Relacionadas