Categorias

Gestão de Projetos e BIM: Uma melhor maneira de construir

Quando falamos de planejamento e desenvolvimento de projetos e construções, os métodos tradicionais podem ser demorados e ineficientes. Felizmente, existem abordagens mais modernas que podem agilizar o processo e levar a melhores resultados.

Neste artigo vamos conhecer melhor os dois métodos mais efetivos utilizados atualmente: Gestão de Projetos e “Building Information Modeling” – BIM.

O que é Gestão de Projetos e BIM?

O gerenciamento de projetos é uma abordagem sistêmica para organizar e gerenciar recursos, processos e cronogramas para atingir objetivos específicos. Quando se trata de projetos de construção, o gerenciamento de projetos pode ajudar a garantir que tudo ocorra conforme o planejado. Já que os gerentes de projetos podem usar uma variedade de ferramentas e técnicas para manter todos os envolvidos no projeto organizados e trabalhando colaboração na direção de um objetivo comum.

É um processo de supervisionar, organizar, e controlar todo o fluxo de um projeto, desde sua concepção até sua efetiva conclusão. Envolve a coordenação dos esforços de toda a equipe envolvida no trabalho, buscando alcançar os objetivos específicos e cumprir os prazos pré-determinados.

O BIM é uma representação digital das características físicas e funcionais de um empreendimento. Assim quando é utilizado os arquitetos, engenheiros e construtores podem planejar e construir uma edificação de maneira mais eficiente. Detectando problemas potenciais desde o início e visualizando o edifício de todos os ângulos. Também auxilia na melhoria da comunicação e colaboração entre todas as partes envolvidas no ciclo de projeto e construção, reduzindo os riscos de falhas e atrasos tomando decisões em conjunto.

Gestão de Projetos
Foto de fauxels

Como funciona?

A integração do gerenciamento de projetos e BIM, resulta em uma melhor comunicação, colaboração e gestão de decisões feitas pelos envolvidos. Da mesma forma o BIM permite que gerentes de projetos possam visualizar e avaliar o empreendimento de forma digital, inclusive 3D, permitindo realizar testes e sobreposição de diferentes disciplinas, o que reduz os erros de projeto e construção. Além disso, permite que as equipes identifiquem e resolvam conflitos antes deles acontecerem, reduzindo riscos de atrasos e gastos não previstos.

O BIM permite que gerentes de projetos tenham acesso a um repositório central de informações sobre o projeto, incluindo informações sobre design, cronogramas, custos estimados, materiais, entre outros. Isso permite que os responsáveis tomem decisões com o máximo de informações possível, reduzindo o risco do projeto ter falhas e custos acima do orçamento. Além disso, a sua utilização fornece aos gerentes das equipes de projetos simularem a performance do empreendimento, medir os impactos das alterações de design, e otimizar os cronogramas de uma melhor forma.

A gestão de projetos é crítica para o sucesso de qualquer projeto, já que fornece um planejamento, organização e controle de fluxo de projeto muito bem estruturados. Garante que o empreendimento não saia do planejado e que os objetivos definidos sejam alcançados de maneira organizada. Quando o BIM e o gerenciamento de projetos são utilizados em conjunto, são duas ferramentas extremamente eficazes que garantem o sucesso do projeto.

Do mesmo modo que o contexto do BIM, a sua utilização assegura que as informações do empreendimento estão corretas, atualizadas e acessíveis a todos os responsáveis. O que resulta em uma colaboração mais assertiva, garantindo redução de erros, melhorando eficiência, e aumentando as chances de um projeto de sucesso.

Quais os benefícios?

A Ucrânia conduziu um estudo que mostra os benefícios da utilização do BIM nos projetos de construção. O estudo mostrou que o uso do BIM pode levar a uma redução do desperdício de materiais em até 50%, assim como a redução do tempo de obra em até 25%.

Benefícios BIM e Gestão de Projetos
Foto de Lukas

O Project Management Institut (PMI) também realizou uma pesquisa sobre as práticas de gestão de projetos. A qual mostrou que as organizações onde essa metodologia era aplicada, tinham maior probabilidade de completar seus projetos dentro do orçamento (74%) e prazo (91%). Em compartivo com às organizações que não os utilizam (48% no orçamento e 56% no prazo) assim como uma maior satisfação do cliente e melhores resultados finais.

Por fim

A gestão de projetos e BIM são duas ferramentas poderosas que ajudam a melhorar a eficiência e resultados no projeto como um todo. E seus benefícios da integração do BIM com a gestão de projetos são inúmeros para a área da construção, são ferramentas essenciais para serem utilizados nos dias atuais. Fornecem uma estrutura e metodologia para uma elaboração e finalização bem-sucedidas dos projetos e empreendimentos, obtendo assim melhores resultados para todas as partes envolvidas.

Assim a sua utilização em conjunto está se tornando cada vez mais comum, em um mercado que cada vez mais os benefícios desse tipo de abordagem estão sendo reconhecidos pela indústria da construção, focada em inovação e crescimento.

Postagens Relacionadas