Categorias

Geotecnia: importância e atuação profissional.

É bem provável que em algum momento você já tenha ouvido falar em obras que desmoronaram por conta do solo. Isso se deve a falta ou negligência em estudos geotécnicos, que ganham cada vez mais espaço no mercado atual devido a sua importância.

Geotécnicos
Fonte: G1

O que é Geotecnia?

Geotecnia é considerada em sua definição a aplicação de estudos para interpretação e uso de materiais provenientes da crosta terrestre para soluções de problemas em Engenharia. Assim sendo, faz análises do comportamento do solo e das rochas ao serem submetidas à ação humana, como em obras de Engenharia.

Geotécnicos
Fonte: Instituto Minere – Análise de solo em campo

A Geotecnia é importante?

Todo projeto de Engenharia Civil, independente da obra deve obedecer a certas normas de segurança. Respeitar diversos critérios ambientais causados por essa obra também devem ser levados em conta.

A falta de estudos Geotécnicos pode causar diversos fenômenos indesejados em uma construção dentre eles: quedas e desabamentos, recalques, escorregamentos, etc.

Portanto, após entender um pouco sobre a importância do profissional Geotécnico, vamos falar brevemente do seu campo de atuação.

Acidentes geotécnicos
Fonte G1- Acidente de Brumadinho.

Quais são as principais áreas de atuação?

Assim, o profissional que trabalha com geotecnia tem em sua formação muito forte conceitos voltados para disciplinas de mecânica dos solos, das rochas, geologia, hidrologia. Enquanto também há a necessidade de um grande domínio em investigações geotécnicas, instrumentação, técnicas de mineração, barragens, ensaios laboratoriais de solos, etc.

Portanto, quando se fala em solo, rocha já vem na cabeça do Engenheiro Civil ensaios e sondagens e realmente não estão errados. Há uma grande atuação e importância do Geotécnico nessas análises para a construção de edificações.

Ensaios
Sondagem de solo feita pelo método SPT

Porém o Geotécnico pode atuar outras áreas em diversas, como:

  • Construção de barragens;
  • Obras subterrâneas;
  • Obras em erosão e assoreamento;
  • Estabilidade de taludes e encostas;
  • Pavimentação;
  • Patologias entre solo e estruturas.

Contudo existem outras várias áreas para esse tipo de profissional, tornado um o campo de atuação bem extenso. Porém deve-se manter em mente da grande responsabilidade desse profissional na construção civil, assim havendo a necessidade de grande capacitação e sempre se manter atualizado.

Vale lembrar que o conhecimento acadêmico é importante, porém a troca de informações com outros profissionais da área, adquirindo conhecimento é essencial.

Postagens Relacionadas