O melhor das engenharias
BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

5 porquês do grafeno ser o material querido do momento

Você com certeza já ouviu falar sobre o grafeno, mas quero simplificar para você em 5 porquês desse material ser tão querido assim.

Primeiramente preciso te contar simplificadamente o que é o grafeno. É simplesmente uma forma alotrópica do carbono, onde os átomos de carbono estão organizados em forma hexagonal em um plano com espessura de apenas um átomo.

Vamos aos 5 porquês do grafeno ser o material mais querido do momento:
  1. É um material com a espessura de 1 átomo de carbono, 1 milhão de vezes mais fino que uma folha de papel, sendo o material mais leve feito pelo homem (1 folha de grafeno do tamanho de um campo de futebol pesaria 1g);
  2. Além de ser o mais leve também é o mais forte, cerca de 200 vezes mais forte que o aço;
  3. É flexível e elástico;
  4. Possui elevado grau de transparência;
  5. Conduz calor 2x melhor que o diamante e eletricidade melhor que o cobre ou o ouro. O grafeno conduz eletricidade 250 vezes melhor do que o silício.

E quais seriam as possíveis aplicações do grafeno?

O grafeno é uma promessa de revolução no setor de eletrônicos, produzindo baterias que seriam recarregadas ultrarrápidas (imagina carregar celulares e até carros elétricos em segundos) e de longa duração. Com o este material poderemos produzir telefones flexíveis e quase transparentes e computadores ultrarrápidos. Com sua propriedade de ser flexível, poderemos enrolar os computadores e celulares igual enrolamos folhas de jornal.

Poderemos também utilizar o grafeno em tecidos para que nossas roupas se adaptassem as condições climáticas. Existem inúmeras aplicações para o grafeno, como também para filtragem de água e dessalinização da água do mar. Coletes balísticos também estão sendo produzidos com apenas algumas folhas de grafeno, sendo mais eficientes do que o kevlar.

Se combinarmos grafeno com alguns tipos de polímeros (formando assim os compósitos) o material poderá expandir ou se contrair quando aplicado uma corrente elétrica. Essas são apenas algumas aplicações desse material. Incrível não é mesmo?

Mas depois de você ler sobre todas essas incríveis aplicações do grafeno você deve estar se fazendo a seguinte pergunta: porque não estamos usando este material com grande potencial e nem fabricando ele em escala industrial?

Existem muitas técnicas para a sua produção, porém, ainda não estão em produção de larga escala (escala industrial). A dificuldade na produção também torna ele muito caro.

Mas olhem que informação bacana para nós do Brasil: Vocês sabiam que o grafeno é produzido a partir do grafite e que o Brasil possui a terceira maior reserva de grafite do mundo?

Dessa forma, percebemos assim que mais importante do que ter a maior reserva de grafite é dominar o processo produtivo e tornar assim ele mais barato.

Total
1
Shares
2 comentários
  1. Não estava ciente das vantagens e olhando o contexto em que estamos vivendo de avanço tecnológico acredito que será o novo direcionamento da indústria.
    Muito bom o artigo @Bárbara!

    1. Muito obrigada Lucas! Eu também acredito que será uma nova revolução industrial! Se tivéssemos mais incentivo na ciência, como, por exemplo, igual da China, onde as pesquisas estão direcionadas com todo apoio governamental para o grafeno, estaríamos muito bem colocados futuramente na produção do grafeno e no domínio da sua tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese