Categorias

5 porquês do grafeno ser o material querido do momento

Você com certeza já ouviu falar sobre o grafeno, mas quero simplificar para você em 5 porquês desse material ser tão querido assim.

Primeiramente preciso te contar simplificadamente o que é o grafeno. É simplesmente uma forma alotrópica do carbono, onde os átomos de carbono estão organizados em forma hexagonal em um plano com espessura de apenas um átomo.

Vamos aos 5 porquês do grafeno ser o material mais querido do momento:
  1. É um material com a espessura de 1 átomo de carbono, 1 milhão de vezes mais fino que uma folha de papel, sendo o material mais leve feito pelo homem (1 folha de grafeno do tamanho de um campo de futebol pesaria 1g);
  2. Além de ser o mais leve também é o mais forte, cerca de 200 vezes mais forte que o aço;
  3. É flexível e elástico;
  4. Possui elevado grau de transparência;
  5. Conduz calor 2x melhor que o diamante e eletricidade melhor que o cobre ou o ouro. O grafeno conduz eletricidade 250 vezes melhor do que o silício.

E quais seriam as possíveis aplicações do grafeno?

O grafeno é uma promessa de revolução no setor de eletrônicos, produzindo baterias que seriam recarregadas ultrarrápidas (imagina carregar celulares e até carros elétricos em segundos) e de longa duração. Com o este material poderemos produzir telefones flexíveis e quase transparentes e computadores ultrarrápidos. Com sua propriedade de ser flexível, poderemos enrolar os computadores e celulares igual enrolamos folhas de jornal.

Poderemos também utilizar o grafeno em tecidos para que nossas roupas se adaptassem as condições climáticas. Existem inúmeras aplicações para o grafeno, como também para filtragem de água e dessalinização da água do mar. Coletes balísticos também estão sendo produzidos com apenas algumas folhas de grafeno, sendo mais eficientes do que o kevlar.

Se combinarmos grafeno com alguns tipos de polímeros (formando assim os compósitos) o material poderá expandir ou se contrair quando aplicado uma corrente elétrica. Essas são apenas algumas aplicações desse material. Incrível não é mesmo?

Mas depois de você ler sobre todas essas incríveis aplicações do grafeno você deve estar se fazendo a seguinte pergunta: porque não estamos usando este material com grande potencial e nem fabricando ele em escala industrial?

Existem muitas técnicas para a sua produção, porém, ainda não estão em produção de larga escala (escala industrial). A dificuldade na produção também torna ele muito caro.

Mas olhem que informação bacana para nós do Brasil: Vocês sabiam que o grafeno é produzido a partir do grafite e que o Brasil possui a terceira maior reserva de grafite do mundo?

Dessa forma, percebemos assim que mais importante do que ter a maior reserva de grafite é dominar o processo produtivo e tornar assim ele mais barato.

Postagens Relacionadas