Categorias

Complexidade da Engenharia de Materiais

 

Poderíamos definir Engenharia de Materiais como sendo a engenharia que trabalha com qualquer material, estando assim presente em todos lugares. Mas não é “só isso”.

Existe uma complexidade envolvida na Engenharia de Materiais. Além dos quatros componentes interdisciplinares que envolvem esta engenharia: processamento, estrutura, propriedades e desempenho, existe uma diversificação de criatividade e inovação na qual nunca vi em outra engenharia.

Se tratarmos essa Engenharia como poesia, ela envolveria não somente metais, cerâmicas, polímeros e os sinergéticos compósitos. Ela envolve também o avanço da ciência e da tecnologia na escala de tempo de curta a longa duração, envolvendo a necessidade humana por materiais avançados.

Materiais de alta tecnologia

Exemplos do que vimos nos últimos anos em materiais de alta tecnologia são, por exemplo, os grupos dos semicondutores, dos biomateriais, dos materiais inteligentes e dos nanoengenheirados.

Apesar do progresso já alcançado na Ciência e Engenharia de Materiais, existem muitos desafios ainda a serem superados e otimizados. O avanço é ininterrupto e ilimitado. Um bom exemplo é a busca pela redução no peso dos veículos de transporte e o aumento das temperaturas de operação dos diversos materiais.

É importante também o foco em descobrir fontes de energia novas e econômicas. Além de questões ambientais após uso dos diversos materiais, principalmente aqueles do grupo dos polímeros.

Engenharia de Materiais e sua grandeza

Se pensarmos na grandeza da Engenharia de Materiais ficamos apaixonados imediatamente. Simplesmente o match com ela acontece instantaneamente. Porém, é preciso estar ciente de que para se trabalhar com algo complexo e integrado é inevitável a captação de conhecimento para a qualificação do profissional dessa engenharia. Essa qualificação vem por meio de disciplinas repletas de ciência, além da experiência da “mão na massa”.

Algumas das disciplinas ofertadas durante graduação em Engenharia de Materiais.

A pergunta é: A Ciência e Tecnologia te encantam? Se sim, então a Engenharia de Materiais é a carreira certa para você.

Postagens Relacionadas