Categorias

A importância da mineração para a sociedade

Pode parecer insano, mas tudo o que nos cerca e usamos no dia a dia, exceto produtos agrícolas, vem da mineração. Sua pasta de dente, e até mesmo o sal usado para salgar seus alimentos, vem da mineração.

Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza os minérios para diversas atividades. Alguns exemplos são metais como ouro, prata e cobre que eram encontrados na natureza ou obtidos de seus minérios. Outra atividade que merece destaque é o uso de armas – lanças, facas e espadas – que eram feitas de ferro extraído de seus minérios.

(Fonte: odgersberndtson | Reprodução)

A mineração é um dos setores mais importantes e visíveis da economia em nosso cotidiano. Podemos ver os resultados dessa atividade econômica em nossas casas, escolas, hospitais, engenharia de infraestrutura e indústrias militares. Também é evidente no setor de transporte, agricultura e até mesmo no setor de alimentos. Portanto, as atividades de mineração são extremamente importantes para o desenvolvimento econômico da sociedade.

A mineração em edifícios pode ser observada desde a parte inferior do edifício, onde areia, brita e cimento são usados ​​para fazer concreto e argila é usada para produzir tijolos, ferro para vigas, alumínio e vidro para aberturas, cobre para fios e outras coisas.

(Fonte: civilizacaoengenheira | Reprodução)

Mineração e Minérios

Assim como a água e as plantas, os minerais também existem na natureza. A mineração é a atividade industrial de converter minérios em produtos úteis à sociedade. Vale ressaltar que a mineração impacta o meio ambiente, mas esse impacto pode ser bastante reduzido se forem tomadas as devidas precauções. Ao mesmo tempo, é inegável que os produtos obtidos por meio das atividades minerais proporcionam qualidade de vida e conforto, essenciais para as pessoas modernas.

As tabelas abaixo listam os principais minérios extraídos hoje, os materiais metálicos e não metálicos produzidos durante o processamento e algumas das aplicações mais importantes.

Tabela 1 : Principais minerais metálicos e seus produtos (Fonte: BrasilMIningSite)
Tabela 2: Principais minerais não-metálicos e seus produtos (Fonte: BrasilMIningSite)

Economia x Mineração

A indústria de mineração responde por quase 5% do PIB do país e, além de insumo direto para o agronegócio, também fornece produtos para diversos setores, como siderurgia, fertilizantes, petroquímica e metalurgia. Além de contribuir com a tributação e o emprego, o departamento também é responsável pelo legado de desenvolvimento social e tecnológico. Como resultado, as cidades mineradoras apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior do que seus respectivos estados em média, embora estejam mais distantes de centros urbanos.

Impacto na sociedade

Muito se tem ouvido falar sobre o impacto negativo da mineração na vida dos brasileiros(rompimento de barragens, degradação do meio ambiente…). Longe de minimizar a importância de tais fatos, obviamente, o meio ambiente deve ser ao máximo preservado. No entanto, com o devido planejamento e mitigação por parte das mineradoras, é possível encontrar um equilíbrio que permita que as gerações futuras também possam usufruir dos recursos minerais.

(Fonte: cummins | Reprodução)

Início da mineração no Brasil

A história da mineração no Brasil começou com expedições conhecidas como entradas e bandeiras, que buscavam no interior do território metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas), que entre 1709 e 1720, foram achadas no interior da Capitania de São Paulo, no Planalto Central e Montanhas Alterosas, nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Outro detalhe é que quando a mineração começou no Brasil, o ouro era encontrado na forma de aluvião – tipo sedimentado do metal solvido em depósitos de cascalho, argila e areia. Em seguida, começou-se a exploração de rochas localizadas nas encostas das montanhas, utilizando-se a técnica chamada grupiara.

(Fonte: wikimedia | Reprodução)

Importância

A mineração é essencial para a vida humana porque existe em tudo o que fazemos e consumimos, desde chips de computador e telefones até construção e agricultura. Portanto, a importância desse profissional sempre acompanhar a consciência ambiental, buscando utilizar os recursos naturais para promover o desenvolvimento sustentável.

Provavelmente você está lendo esse artigo de um computador ou celular feito por matérias-primas obtidas através da atividade mineira. Além disso, pasta de dente usada ao acordar, sal de cozinha, asfalto, casas, drones, prédios e carros são alguns exemplos de matérias-primas obtidas através da mineração.

Gostou do artigo? Que tal um feedback? A sua opinião é muito importante para nós!
Caso tenha interesse em ler mais artigos envolvendo a mineração, clique aqui.

Postagens Relacionadas
consulte Mais informação

AutoDesk anuncia o AutoCAD 2024, conheça as principais novidades

O AutoCAD 2024 é uma grande atualização do software de design mais popular do mundo, com novidades que podem ajudar os usuários a serem mais produtivos e eficientes. As melhorias em inteligência artificial e desempenho tornam o AutoCAD 2024 uma ferramenta ainda mais poderosa para engenheiros, arquitetos e designers. Se você é um usuário do AutoCAD, vale a pena conferir as novidades do AutoCAD 2024.