BDE News

Assine a nossa newsletter

Digite o seu e-mail para receber a nossa newsletter.

Não se preocupe, não fazemos SPAM
Categorias

Liderando Mudanças: Descubra as novas habilidades que um Engenheiro Industrial deve ter

O mercado de trabalho evolui continuamente, e para acompanhar essas mudanças, as organizações estão cada vez mais interessadas em profissionais que se diferenciem dos demais.

Três passos para se destacar no mercado de trabalho - O Amarelinho
Photo by O Amarelinho

Na Engenharia Industrial, além de um profissional que gerencie os recursos de produção, reduza os leads times de processo e melhore a qualidade do produto, empresas procuram também profissionais que tenha habilidades que são favoráveis a essas constantes mudanças e tendências de mercado.

E engana se quem acredita que a busca por atualização contínua deve ser exercida somente pelos estudantes e recém-formados, essa busca por mudanças deve ser maior pelos engenheiros já admitidos. Isso porque por exercer ao função, conforme passam os anos eles podem confundir a estabilidade com acomodação, o que é extremamente perigoso, pois as mudanças que antes eram opcionais, hoje é sobrevivência.

Como o objetivo do Blog da Engenharia é ajudar nossos leitores a estar sempre a um passo à frente do mercado, vamos revelar principais habilidades para você que quer ser um destaque na Engenharia Industrial. Vamos nessa?

Como crescer no mercado de trabalho sem ser chefe?
Photo by Industria Hoje

Seja Visto: Faça Networking

O Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua.

É uma ferramenta indispensável não só para o Engenheiro industrial, pois ela proporciona uma interação com pessoas em diversos patamares de carreira, e isso para quem deseja aprimorar conhecimentos é uma troca extremamente proveitosa, pois seres humanos precisam de outros seres humanos para viver. Por mais prestigiado que seja um profissional, ele não conhece algo que você sabe e você também não conhece algo que ele sabe, é essa troca que vai fazer você estar cada vez mais perto do seu objetivo.

Mas cuidado, por mais que a ferramenta auxilia alavancar a carreira, ela não deve ser baseada em interesses! Networking são relacionamentos construídos, não deve ser estratégia intencional apenas para alcançar o local que você quer estar. Ao fazer conexões, faça de bom grado, com intenções apenas de aprimorar conhecimentos, desvendar novas ideias, entender as outras perspectivas. Manter um nível de qualidade das suas conexões é muito melhor do que manter quantidades não sustentáveis, principalmente para início de carreira.

Baseie-se sempre em ser interessante, não interesseiro.

É o ser interessante que vai fazer com que o seu nome seja o lembrado dentre vários outros em oportunidades.

Seja o melhor em vender

Vendas em Engenharia? Isso mesmo.

Não adianta ter uma boa rede de conexões e não saber mostrar o que você tem a oferecer. Vender é a atitude mais importante para sair de onde você está para onde você quer chegar. Seja um engenheiro, um médico, um barbeiro, um educador físico, ou qual for a carreira, deve saber vender, e vender bem pois as oportunidades batem na porta, mas não viram maçanetas.

É necessário vender suas ideias, influenciar e convencer as pessoas a “comprar” suas propostas ou projetos para decolar em sua carreira. Muitos profissionais perdem projetos, ascensão de cargo justamente por não saber exercer seu poder de influência e persuasão.

Saber vender pode ser a diferença na sua carreira! Assista o vídeo a seguir e saiba mais.

É importante saber VENDER na engenharia?. Fonte: Blog da Engenharia

Desenvolva suas Softs Skills

Soft Skills são as competências comportamentais, ou seja, as capacidades que você tem para se relacionar com as outras pessoas e se adaptar a novas (e complicadas) situações. Essas habilidades comportamentais são tão fundamentais no trabalho quanto as habilidades técnicas, e teve ainda mais valor a partir da popularização do conceito de Inteligência Emocional.

Aos ingressantes do mercado de trabalho está cada vez mais fundamental investir em soft skills. Uma pesquisa de 2019 com gestores de Recrutamento e Seleção aponta que 92% deles acham que as soft skills são igualmente importantes, senão mais importantes, que as hard skills, e 80% deles pensam que essas habilidades sociais são cada vez mais essenciais para o sucesso de uma empresa.

Aos já inseridos no mercado, as habilidades comportamentais são vistas como um diferencial por serem aplicáveis em qualquer situação de negócio.

Veja a seguir, as ferramentas mais relevantes:

Photo by MicroPower

Domine o Inglês

O Inglês está passando de um diferencial para uma quase “exigência”. Fazendo um paralelo com a engenharia, pelo inglês ser um idioma padrão, as melhores literaturas sobre engenharia e melhores artigos estão em língua inglesa, assim como é comum em funções de softwares, dado como exemplo o softwares de desenho, as barras de funções e comandos ser em inglês. E como o Engenheiro deve se manter atualizado com fontes confiáveis, acaba sendo necessário um investimento no idioma.

Vale ressaltar também, que o engenheiro tem um papel essencial para o desenvolvimento tecnológico. Por isso, esses profissionais que estão associados à processos, melhoria dos produtos, produção, gestão de métodos produtivos e atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento são procurados para uma interligação com empresas do exterior para fins de comunicação ou até para fazer benchmarking, e para acompanhar as tendencias de mercado.

21,391 Reunião Da Engenharia Fotos - Fotos de Stock Gratuitas e Fotos  Royalty-Free Dreamstime
Photo by pixabay

Outro ponto é que, com o avanço do mercado multinacional, muitas empresas têm interesses em alocar seus profissionais em outras plantas para fins de receber experiencias de aprendizado ou compartilhar os seus conhecimentos. Essas mudanças acaba sendo enriquecedor para o currículo de qualquer funcionário, visto como um diferencial no mercado

Porém, sabemos que a falta de tempo acaba sendo um problema na hora de aperfeiçoar ou aprender línguas novas, então nesse caso, o idioma deve ser incluído aos poucos no seu dia a dia. Confira aqui 4 dicas para já começar incluir o Inglês na sua rotina.

(Bônus) Saiba trabalhar com a Internet

Para você que quer mostrar seu trabalho e atrair novos clientes, as redes sociais podem ser uma boa investida.

Nos dias atuais, o crescimento do número de visitantes das redes sociais para procurar serviços ou produtos cresce exponencialmente, e essas novas formas de divulgações tornou se atrativo, principalmente pela agilidade de veiculação, baixo custo, e interação do cliente com consultor.

17 Cursos de Marketing Digital para você se certificar - Intermídias -  Agência de Inbound Marketing & Sales Engagement
Photo by Intermídias

Muitas organizações falham por estarem fora de redes como o Instagram, LinkedIn ou demais redes sociais porque elas oferecem diversas funcionalidades. Ela permite que todos os usuários possam postar comentários (feedbacks) a respeito do serviço fornecido, assim como curtir ou compartilhar as informações pelas quais se interessarem. Ao curtir determinado objeto dentro da rede social, o usuário valoriza o conteúdo, tornando possível também para a corporação/profissional saber qual conteúdo de maior interesse de seu público-alvo. Para quem desejar seguir carreira de consultor ou alavancar a imagem da sua empresa, trabalhar com a internet deve ser uma opção.

Porém exige muito cuidado também, evite ao máximo expor a vida pessoal em redes de negócios, pois pode prejudicar o Marketing Pessoal da carreira. Nesse caso, opte por separar em dois perfis.

Mencionamos habilidades muito procuradas no mercado de trabalho, talvez no ínicio seja trabalhoso a implementação delas na vida profissional, mas para liderar mudanças, é preciso sair da zona de conforto.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, sugiro que siga o instagram do Blog da Engenharia (@blogdaengenharia), por lá você fica por dentro dos novos artigos que são publicados.

Total
7
Shares
4 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas
pt_BRPortuguese

WORKSHOP ENGENHEIRO PERITO

Conheça o método que engenheiros de todo o Brasil estão usando para trabalhar na justiça recebendo de R$4.375,00 á R$11.547,00.
Sem prestar concurso público!

Fique tranquilo, não enviamos spam!