Categorias
David Attenborough

5 lições para aprender com David Attenborough

Você conhece ou já assistiu o documentário “David Attenborough e nosso planeta”? Ao longo deste documentário, o ambientalista britânico David Attenborough (@davidattenborough) de 95 anos com uma longa carreira televisiva, viaja no tempo em sua carreira e traz o seu testemunho e visão de futuro e narra de forma única a vasta biodiversidade, em cada canto do planeta, que parecia inesgotável e quase intocável.

Portanto, neste artigo, separei 5 lições que podemos aprender com David Attenborough e que podem nos ajudar na nossa carreira pelo oceano, confira:

1. O óbvio precisa ser dito

É muito comum presumir que alguns assuntos sobre sustentabilidade são muito básicos para serem explicados. A verdade é que muitas pessoas ainda não tiveram completo acesso ao tema e por isso é tão importante explicar tudo desde o básico assim como o ambientalista faz no documentário.

2. Pense global, aja no seu local

Hoje, todos as ações que tomamos de alguma maneira interagem com o ambiente e com pessoas do outro lado do mundo. Então agir de forma local é o que muitas vezes potencializa nossa pegada positiva.

3. Influenciamos as mudanças no planeta

Influenciamos as mudanças negativas e positivas. Ainda que nossas lentes as vezes não nos deixam ver as positivas, David mostra que existem milhões de formas de gerar vida no planeta, reduzir impactos e potencializar a mudança. E o ambientalista britânico também destaca como a geração de jovens poderá ter um papel decisivo para isso.

4. Acredite na sua ideia

David Attenborough aos 93 anos criou um Instagram que ganhou mais de um milhão de seguidores em apenas 4 horas. Ele poderia ter pensado que era tarde para fazer um Instagram, que não tinha idade para isto ou que já tinha feito muito, mas inovou e criou um novo projeto, que se tornou um grande sucesso no globalmente.

5. Seja positivo

Ainda que o cenário de mudanças do clima pareça amedrontador David mostra que ainda existe espaço para mensagens de alerta e inovação. Somos cerca de 7,8 bilhões de pessoas e com cabeças pensantes capazes de fazer coisas incríveis.


Leia mais artigos do Blog da Engenharia e da coluna Engenharia de Pesca.

Postagens Relacionadas